Estudo comprova que cérebro humano fica mais lento a partir dos 24 anos

Estudo comprova que cérebro humano fica mais lento a partir dos 24 anos

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 17 Abril de 2014 as 10:35

Um estudo divulgado recentemente e publicado pela revista científica “PLoS ONE”, revelou que o cérebro humano começa a ficar lento a partir do 24 anos. Segundo pesquisa realizada com mais de 3,3 mil pessoas, comparou a relação entre a idade e a velocidade com que tomamos decisões e mudamos nossas tarefas.

cérebro humano

Os responsáveis da Universidade Simon Fraser, no Canadá, avaliou pessoas com idades entre 16 anos e 44 anos. Para conclusão, participaram e um jogo em tempo real que se aproximava de situações reais do cotidiano, testando habilidades cognitivas, de concentração para tarefas de múltipla escolha e mudanças imediatas de foco em questões de longo prazo.

O comportamento dos jogadores ficou gravado para serem analisados pelos pesquisadores. Como já imaginava, velocidade com que as decisões forem tomadas diminuiu com a idade. A queda no desempenho começou a ser detectada próximo aos 24 anos.

Estima-se que a cada 15 anos, após os 24 anos de idade, a velocidade cognitiva reduziu cerca de 15%. E os resultados não poderiam ser explicadas pelo fato de os jogadores terem se aprimorado na execução das atividades: o declínio permaneceu entre aqueles com mais habilidade de jogar.

Para ajudar no funcionamento do cérebro, vale investir em tarefas e criar atalhos mentais que ajudam a eliminar informações irrelevantes.


Com informações de: O Globo

 

veja também