Estudo diz que correr demais é tão prejudicial quanto exercício nenhum

Segundo cientistas, praticar corrida excessivamente não diminui sedentarismo.

fonte: Guiame, com informações de MSN

Atualizado: Sexta-feira, 6 Fevereiro de 2015 as 10:10

corrida
corrida

Praticar exercícios físicos é ótimo para a saúde. Mas em excesso, pode ser tão ruim para a saúde quanto não praticar exercício. É o que diz os cientistas de um estudo dinamarques.

Cientistas do  Hospital Frederiksberg, em Copenhague, estudaram voluntários - todos saudáveis - ao longo de 12 anos: mais de mil praticavam corrida, ao passo que quase 4 mil não praticavam exercícios.

As taxas baixas de mortalidade couberam aos praticantes de corrida a ritmo leve e moderado; já os que praticavam corridas intensas não registraram estatísticas muito diferentes das do grupo sedentário.

Os praticantes que correram a um ritmo constante durante menos de duas horas e meia por semana teve menos chances de morrer no período.

Já os que correram mais do que quatro horas por semana ou não fizeram exercício nenhum registraram o maior número de mortes.

Os cientistas analisaram questionários preenchidos pelos voluntários que participaram da pesquisa.

A partir das respostas, eles concluíram que o ritmo ideal de corrida é cerca de oito quilômetros por hora - moderado. Além disso, eles concluíram que é melhor não correr mais do que três vezes por semana, por um total de até 2,5 horas.

Os corrdores praticantes de corridas mais intensas - particularmente aqueles que corriam mais de três vezes por semana ou a um ritmo mais forte do que 11 quilômetros por hora - tinham as mesmas chances de morrer que aquelas que não praticavam exercício.

"Você não precisa fazer tanto exercício para sentir um bom impacto na sua saúde. Talvez, na verdade, você não devesse praticar tanto (exercício). Não há no mundo recomendações de um limite máximo para o exercício seguro, mas deveria haver", disse o pesquisador Jacob Louis Marott.

veja também