MENU

Saúde

Estudo revela que consumo de nozes protegem contra nascimento prematuro

Pesquisa holandesa analisou 120 mil pessoas

Fonte: Guiame, com informações de Bem estarAtualizado: quinta-feira, 11 de junho de 2015 às 19:31
Nozes
Nozes

Adeptos ao consumo de nozes, pode estar adquirindo grandes benefícios. Um estudo realziado na Holanda revelou que nozes reduz risco significativo de morte prematura. 

Pesquisas anteriores já tinham estabelecido uma relação do consumo de nozes com a boa saúde cardiovascular, mas esta é a primeira vez que foram estudadas nozes específicas e seus efeitos no desenvolvimento de determinadas doenças.

Depois de dez anos de pesquisa, os cientistas da universidade de Maastricht concluíram que as pessoas que consumiram diariamente pelo menos 10 gramas de nozes ou amendoim tiveram 23% menos risco de morte.

Para chegar à conclusão, foram analisados o hábito alimentar e estilo de vida fornecidos por 120 mil homens e mulheres holandeses de idades que variavam de 55 a 69 anos. Dez anos depois, os cientistas analisaram o índice de mortalidade do grupo.
O risco de morte prematura causada por câncer, diabetes, doenças respiratórias e neurodegenerativas era menor entre o grupo que consumia nozes regularmente.
Os pesquisadores encontraram um risco 23% menor de mortalidade no período de 10 anos causada por todo o tipo de doenças, com uma redução de:
- 45% por doenças neurodegenerativas;
- 39% por doenças respiratórias;
- 30% por diabetes.

O líder do estudo, Piet van den Brandt, revelou que foi "impressionante notar uma redução significativa da mortalidade mesmo entre os que consumiam diariamente uma média de 15 gramas de nozes e amendoim."

Foram observados pelos cientistas que o fato de que normalmente os consumidores de nozes são também consumidores de frutas, verduras e legumes, e que as mulheres que têm hábito de comer nozes são geralmente mais magras. Segundo o líder do estudo, os resultados foram ajustados de modo a refletir essa realidade.

Conheça os benefícios da noz.

- Ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados;
- Vitaminas de diversos tipos;
- FibrasAntioxidantes;
- Outros compostos bioativos

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições