Exagerar no consumo de nutrientes pode prejudicar a pele

Exagerar no consumo de nutrientes pode prejudicar a pele

Atualizado: Quinta-feira, 6 Março de 2014 as 2:06

Os nutrientes ajudam na constituição das células e na resposta que elas dão ao organismo, mas com a ausência dessas substâncias pode causar problemas para a saúde e para a pele, seu excesso é igualmente prejudicial.

O correto seria consumir alimentos ricos em nutrientes com moderação. Sendo assim, o ideal é substituir alimentos muito calóricos e industrializados por refeições saudáveis, ricas em frutas, legumes e verduras, assim como, carboidratos integrais e carnes magras. “Uma dica para uma refeição saudável é montar um prato bem colorido, variando bem os ingredientes. Desta forma, os nutrientes não ingeridos em uma refeição podem ser compensados num próximo momento”, explica Ana Rosa Cunha, nutricionista e professora no Centro Universitário Lisboa.
 
Confira as substituições em alguns alimentos.
 
nutrientes pode ser prejudicialFibras
Consumidas em excesso podem provocar desidratação e prisão de ventre, além de dificultar a absorção de diversas vitaminas e minerais pelo organismo. “Para evitar problemas, o ideal é aliar o consumo de fibras à ingestão abundante de líquidos”, recomenda a nutricionista.
É indicado no mínimo, dois litros de água por dia, mantendo-se livre o trãnsito intestinal.
 
Açúcar
O nutriente, fonte de energia para as células, não causa apenas danos à saúde como também à pele, devido a um processo denominado glicação. A reação danifica as fibras elásticas e prejudica o tônus muscular, favorecendo o surgimento de rugas. Para não errar, o ideal é que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% do valor calórico total ingerido no dia.
 
Betacaroteno
A substância é um precursor da vitamina A, que atua na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina. Em quantidade superior ao recomendado, 30 mg, não é liberada pelo organismo e pode ficar retida no fígado, causando problemas hepáticos, além de resultar na hiperpigmentação, ressecamento e descamação da pele.
 
Sal
Pode causar a retenção de líquidos, caracterizando o inchaço, além do aumento da pressão arterial. Especialmente na época de festas, é preciso tomar cuidado com alimentos à base de bacalhau e os muito gordurosos, pois ambos são ricos em sódio. “É importante ressaltar que alimentos doces, como sorvetes e refrigerantes, além dos industrializados, também são ricos na substância”, alerta Ana Rosa.
 
 
Com informações de: Terra

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