MENU

Saúde

Exame de sangue desenvolvido no Japão detecta 13 tipos de câncer

Prazo para conclusão de diagnóstico é de cinco anos

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 19 de agosto de 2014 às 13:30
exame de sangue
exame de sangue

Um projeto realizado no Centro Nacional de Câncer do Japão espera concluir no prazo de cinco anos, um método que permita diagnosticar precocimento 13 tipos de câncer por meio de exame de sangue. A ideia teve custo estimado em 57 milhôes de euros e busca contribuir especialmente com a detecção precoce do câncer de mama, estômago, esôfago, pulmão, fígado, vesícula, pâncreas, colo, ovário, próstata e bexiga.

pesquisa,exame de sangue,prevenção

O método pode ainda detectar doenças degenativas como o Mal de Alzheimer ainda precocimente.

Atrvés do exame de sangue, verifica-se a presença no sangue de micro-ácidos ribonucleicos (microARN), cujo aumento indicaria o desenvolvimento de um câncer. Mais de 2.500 variedades destas moléculas foram descobertas no corpo humano e podem servir de "marcadores" para detectar diferentes tipos de câncer, em um método muito mais rápido que a atual bateria de exames.

Muitas equipes de pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos já analisam o papel dos microARN nos casos de diversos tipos de câncer, mas os japoneses esperam chegar mais longe nas investigações, que ainda não permitiram elaborar um teste comercial.

O projeto é baseado em dados obtidos com 65 mil pacientes através do Centro Nacional do Câncer. "Se conseguirmos desenvolver o primeiro teste mundial de alta precisão no Japão, isto poderá aumentar em vários anos a esperança de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das indústrias japonesas", disse Tomomitsu Hotta, presidente do centro, citado pela agência Kyodo.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer matou 8,2 milhões de pessoas em 2012. Os mais letais são de pulmão, estômago, fígado, colo e mama.

 

com informações de: Terra

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições