Expectativa de vida em obesos cai até 8 anos

Estudo canadense revela que obesidade pode diminuir expectativa para 8 anos.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 8 Dezembro de 2014 as 11:32

A obesidade é uma doença que atinge boa parte da população. Além de servir como porta de doenças, pode diminuir tempo de vida, segundo um estudo canadense. A pesquisa ainda observou que ser obeso na juventude pode ter consequências ainda mais graves sobre a saúde e a expectativa de vida.

Os cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, dizem que problemas cardíacos e diabetes tipo 2 eram as principais causas de complicações de saúde e morte nos casos analisados.

Segundo os especialistas, as pessoas são freqüentemente "ignorantes" sobre as consequências da obesidade.

obesidade,expectativa de vida,estudo

O relatório, publicado no Lancet Diabetes e Endocrinology, usou um modelo de computador para mapear riscos e calcular o impacto do peso sobre a expectativa de vida em diferentes idades.

Comparando com pessoas entre 20 a 39 anos de idade com um peso saudável, obesos da mesma faixa etária perdem 8,4 anos de vida, se homens, e 6,1, quando mulheres.

No caso dos homens, eles ainda viveram pelo menos 18,8 anos com a saúde debilitada - no das mulheres, foram mais 19,1 nessa condição.

Levando em consideração que um grupo de idade dos 40 aos 50 anos, os homens obesos perderam 3,7 anos e as mulheres 5,3 anos de expectativa de vida.

Homens e mulheres que se tornam obesos em seus 60 e 70 anos de idade perdem um ano de vida - mas enfrentam pelo menos 7 de saúde precária.

 

 


com informações de: Terra

veja também