Frutas cítricas deixam dentes sensíveis

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 9 Maio de 2014 as 11:18

Quem sofre com dentes sensíveis, sabe que não é qualquer alimento que pode ser consumido. São muitas as causas. O bruxismo, é o mais conhecido enquanto outras não costumam ser associadas ao problema. Muitos não sabem, mas as frutas cítricas contribuem para o sistema, o que pode se tornar um inimigo para a saúde bucal se não for tomado o devido cuidado.

dentes sensíveisSegundo explica o cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia Rogério Penna, da NOAC Odontologia (GO), os ácidos das frutas cítricas enfraquecem os dentes e corroem o esmalte, causando danos e desconforto.
Morango, kiwi, tomate, laranja, limão, abacaxi, tamarindo e tangerina, além dos sucos destes frutos, podem levar ao problema e, se consumidos em excesso, podem representar um risco à saúde bucal.

Para evitar o problema, não é necessário abri mão dos alimentos cítricos. O especialista ensina que, após o consumo, é necessário fazer um bochecho com bastante água para eliminar a acidez.

“Além disso, é preciso esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes, caso contrário, as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária”, recomenda. “A saliva irá agir durante essa espera, garantindo a normalização do nível de acidez na boca e devolvendo os minerais aos dentes. Esta é a melhor prevenção contra as cáries”, afirma.

Outros alimentos como vinagre, refrigerante e vinho também causam o desgaste dos dentes, devido à acidez. “Estes alimentos corroem o esmalte dos dentes, que é sua proteção. Em casos graves, o esmalte desmineralizado combinado com a má escovação, bruxismo e outros fatores pode levar à perda dental. É preciso passar frio dental e escovar dentes e língua após ingerir estas comidas”, recomenda o periodontista.


Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também