MENU

Saúde

Goiaba, o sabor da saúde

Goiaba, o sabor da saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Apesar de ser uma fruta conhecida por quase todos os brasileiros, poucos sabem das características da goiaba no que diz respeito aos benefícios que seu consumo provoca. Por isso, pouca gente dá a importância que ela merece. Nos últimos tempos, a Associação Brasileira dos Produtores de Goiabas tem se esforçado para divulgar o que de bom a fruta traz para a saúde.

Depois de muitos estudos científicos, agora já sabe que a goiaba é a fruta mais rica em licopeno, o carotenóide que tem recebido atenção internacional pela possível capacidade de atuar na prevenção e combate a diferentes tipos de câncer. Ela também é a fruta mais rica em zinco, fibras, niacina e vitamina E, cada qual desempenhando papel significativo na manutenção da saúde humana. Da mesma forma, a goiaba apresenta de três a quatro vezes o teor de vitamina C da laranja. Além do mais, mostra teores elevados também de selênio, cobre, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, ácido fólico e vitaminas A, B1, B2 e B6.

Na casca da goiaba encontram-se fibras que podem não ser tão benéficas para as pessoas que possuem prisão de ventre, mas com as folhas da fruta é possível fazer um chá para combater dores de garganta.

Encontrada em qualquer época do ano, a goiaba é uma fruta muito saudável e saborosa. Seu inconfundível cheiro faz com que seja muito fácil de ser identificada.

Quando o consumidor for comprar goiabas, na feira ou supermercado, é preciso ficar atento às condições da fruta. Ela deve apresentar uma forma consistente para que a qualidade seja garantida. A fruta também é uma boa opção para quem faz dieta já que as calorias são insignificantes e seu consumo ajudar a perder peso. Segundo os nutricionistas, a goiaba vermelha também é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea.

Isso acontece porque a fruta é rica em Licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras.

A ingestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.

E o melhor de tudo: uma goiaba que pesa 100 gramas, por exemplo, tem apenas 57 calorias. Isso talvez explique porque ela é uma das frutas mais consumidas pelos adeptos da dieta dos pontos, onde sua equivalência é igual a zero ponto.

Uma outra curiosidade revelada pelos especialistas em nutriçao: a sobremesa Romeu & Julieta vem a ser uma opção bem menos calórica do que se supõe, segundo pesquisas divuldas. A clássica combinação da goiabada (30 gramas) com uma fatia de 25 gramas de queijo prato soma só 171 calorias.

Postado por: Felipe Pinheiro

Siga-nos

Mais do Guiame