Gordura a mais pode ser bom para a saúde

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2014 as 10:18

São muitos os especialistas que não recomendam gordura em excesso na alimentação, podendo se prevenir contra o colesterol. Estudos recentes dizem que comer mais gordura pode ser benéfico para a saúde. O que é fato de que certos tipos de gorduras - e não todos - podem sair da lista de "vilões", seja para quem quer emagrecer ou evitar problemas cardíacos, afirma o médico Michael Mosley, que apresenta o programa da BBC Trust me, I'm a Doctor, que traduzido para o português significa "Confie em mim, eu sou médico".

gordura,alimentação,benefícios"Essas pesquisas são o tipo de notícia que faz com quem você queira jogar na pia aquele leite desnatado que você usa no seu cappuccino", diz Mosley.

Se a crença era a de que gorduras saturadas criavam coágulos nas artérias e engordavam, novas evidências mostram que consumi-las pode, na verdade, ajudar a perder peso e ser benéfico para o coração.

Um estudo feito no início do ano, liderado pela British Heart Foundation causou polêmica. Cientistas de Oxford, Cambrige e Harvard, entre outros, examinaram a ligação entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas.

Apesar de analisar o resultado de quase 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas, eles não encontraram evidências convincentes de que comer gorduras saturadas implicava em um maior risco de problemas cardíacos.

Mais do que isso, quando analisaram os testes sanguíneos, eles descobriram que altos níveis de gorduras saturadas estão associados com menor risco de doenças coronárias. E isso é válido especialmente ao tipo de gordura saturada encontrada no leite e outros laticínios, conhecido como "ácido margárico".

 

com informações de: Terra

veja também