MENU

Saúde

Má alimentação pode atrapalhar crescimento e provocar queda dos fios

Médico e tricologista comentam sobre hábitos alimentares que ajudam a manter o cabelo bonito e brilhoso.

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 18 de agosto de 2020 às 18:51
(Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

Manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e sais minerais, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitaminas, não é só importante para o corpo, mas ajuda também a manter o cabelo mais forte e saudável.

Para tentar fugir da queda e perda de pigmentação da cor, as vitaminas como betacaroteno e a vitamina A, presentes em beterrabas e cenouras, e são antioxidantes naturais. Contra a queda, ervas como alecrim, ajudam a combater esse inimigo, pois são adstringentes e antissépticos, auxiliando ainda na hidratação, além de desintoxicar o couro cabeludo.

Uma alimentação pobre em proteínas pode dificultar o crescimento do cabelo.

“Recomenda-se, o consumo de carnes magras, grãos, cereais, ovos e feijão já que é importante entender que mais de 80% do cabelo é formado por uma proteína denominada de queratina”, comenta Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa.

A queda de cabelo está relacionada com vários fatores, como estresse e a realização de dietas restritivas sem acompanhamento. “Uma pessoa que se alimenta mal pode apresentar deficiência de certas proteínas, vitaminas e oligoelementos, substâncias essenciais para garantir a força dos cabelos e promover seu crescimento”.

Nessa correria do dia a dia, muitas pessoas optam por uma alimentação mais prática, pobres em nutrientes e afetam diretamente o ciclo capilar, desequilibrando o couro cabeludo. 

“Alimentos ricos em gorduras,  frituras, carboidratos e açúcares em exagero não são nada bom para saúde capilar. Prejudicando assim o equilíbrio do couro cabeludo, aumentando oleosidade, podendo ocasionar descamação, inflamação,  e ocasionam até a  queda dos fios“, revela a tricologista Viviane Coutinho, da clínica Viviane Coutinho Reabilitação Capilar.

Lembrando que os fios não são órgãos vitais, o nosso estoque de nutrientes precisa estar alto para que cheguem aos cabelos.

“Precisamos entender que quando falamos em saúde capilar é preciso unir uma alimentação rica em nutrientes, investir em cosméticos que supram as necessidades do seu cabelo e couro cabeludo e mantermos nossos hábitos saudáveis. Assim, conseguiremos chegar ao embelezamento através da saúde”, revela Viviane.

A queda de cabelo tem que ser tratada de dentro para fora. “Nutrir, hidratar e se necessário, suplementar, é o segredo para fios mais bonitos e saudáveis”, conclui Dr. Paulo Lessa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições