Maneiras incomuns de melhorar a memória

Conheça 5 pequenas mudanças que podem fortalecer suas lembranças e garantir uma melhor performance no trabalho e em seus relacionamentos

fonte: Guiame, com informações de Galileu

Atualizado: Segunda-feira, 19 Janeiro de 2015 as 3:57

memória
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No dia a dia, é comum esquecermos de algo básico até fatos mais importantes. Esquecer o nome de alguma pessoa, nome de algum lugar e até mesmo o final de uma piada, são exemplos de quem passa constrangimento e o processo criativo é mais frustrante. Mas há saídas para resolução dessa frustração.

Confira algumas maneiras de tornar o cérebro saudável.

Noite bem dormida
Um bom período de sono é importantíssimo para consolidar as memórias do que você viveu durante o dia. Quem não consegue dormir bem não apenas tem mais problemas em lembrar do que passou como também tem mais chances de criar falsas memórias - “lembrar” de coisas que nunca aconteceram.

Café
Muitos estudos relacionam a cafeína com a memória, mas a maioria não teve resultados considerados conclusivos. No entanto, há um estudo que provou que tomar uma pílula de cafeína imediatamente após aprender algo ajuda na fixação dos novos conhecimentos em sua mente. Então, após uma aula ou reunião, talvez valha apelar para o recurso. Ou, se você curte café, uma boa dica é deixar o cafézinho não para depois do almoço, mas para depois de reuniões importantes, ou logo pela manhã. Só não vale tomar café antes de dormir, certo? Já falamos que ficar muito tempo sem descansar corretamente pode prejudicar a sua memória.

Alecrim, alecrim dourado…
Pesquisadores relacionam o aroma do alecrim com um aumento nas funções cognitivas, especialmente na recuperação de memórias. Se você já estava pensando em trazer uma plantinha para sua mesa, que tal um vaso de alecrim?

Mais azul na dieta
Mirtilos (ou blueberries) não são tão comuns no Brasil. Mas talvez valha a pena incluir a frutinha em seus lanches - um estudo que acompanhou enfermeiras descobriu que aquelas que comiam mais mirtilos passavam a sentir a perda de memória natural da idade 2,5 anos depois do que aquelas que não tinham a fruta em suas dietas.

Medite
Ao acalmar seu corpo e mente, você bloqueia influências externas e consegue se concentrar mais naquilo que importa - nos estudos, no trabalho, no que for.

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