Manteigas funcionais que fazem bem à saúde

Manteigas funcionais que fazem bem à saúde

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 24 Abril de 2014 as 9:49

Já ouviu falar em manteiga funcional? Para quem já ouviu, sabe que elas ajudam a hidratar a pele e fazem bem à saúde. É consumida principalmente pelos atletas e e daquelas que controlam o peso diariamente, reduzem a pressão arterial, ajudam a aumentar a imunidade, têm ação antioxidante e até ácidos graxos - cheios de vitaminas e fáceis de serem eliminados.

 

Confira como preparar a sua e acrescentar na dieta diária.

 

Manteiga de amendoim

 

Basta colocar 4 xícaras de amendoim torrado seco no processador de alimentos.

 

Deixe entre 2 e 3 minutos até que ela fique macia e cremosa, parando para raspar as paredes do recipiente, conforme a necessidade. Guarde a manteiga de amendoim em uma jarra de vidro ou recipiente hermético na geladeira por até 1 mês.

Ghee

A manteiga animal passa por um processo de clarificação, que elimina as impurezas e a lactose, responsável por alergias e toxinas. É possível fazer em casa mesmo:

Ingredientes

1 xícara de chá de manteiga

Modo de preparo:

Leve a manteiga ao fogo médio até derreter. Depois de derretida, a manteiga formará uma espuma efervescente e irá abaixar. Quando formar a espuma novamente, retire do fogo. Espere esfriar, coe e coloque em um recipiente de vidro. O que não passou pela peneira é a lactose. Armazene na geladeira.

Soficream

E se você achava que não poderia ficar melhor, enganou-se. O soficream é a mistura de ghee com tofu. Nessa versão, ela ganha propriedades antioxidante e anti-inflamatórias. A mistura fica mais consistente e pode ser usada como patê. A opção pode ser encontrada pronta no mercado.

Manteiga oleoaginosa

A queridinha de quem está de dieta, a manteiga oleoaginosa é capaz de aumentar a sensação de saciedade, além de conter propriedades anti-inflamatórias e vitaminas. Rica em antioxidantes, a delícia também é responsável por evitar o envelhecimento precoce. Com os minerais zinco, magnésio e selênio, a opção também pode proteger o coração. Confira a receita:

Ingredientes:

100 gramas de amêndoas 100 gramas de avelãs 100 gramas de nozes 30 gramas de castanha-do-Brasil 1 colher de sopa de óleo de coco

manteiga funcionalModo de preparo:

Leve os ingredientes descascados ao forno em potência média de 5 a 10 minutos. As avelãs soltarão a pele quando estiverem tostadas (retire sua camada com um pano). Acrescente o óleo de coco e leve ao liquidificador. Misture bem os ingredientes até atingirem uma forma homogênea. Leva para a geladeira até ficar sólida.

Manteiga de azeite

A manteiga de azeite também faz bem para o coração. Ela tem propriedades capazes de prevenir doenças cardiovasculares, diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Além dessas maravilhas, a manteiga de azeite contém minerais anti-inflamatórios. O condimento é uma mistura de ervas que também pode ser feito em casa:

Ingredientes

2 xícaras de chá de azeite de oliva extravirgem Alho triturado ou pimenta em grão Sálvia orégano, alecrim ou louro a gosto

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes até chegarem ao ponto homogêneo e leve-os para a geladeira até endurecer.

 

Com informações de: Vila de Mulher

veja também