Mulheres são as que mais morrem por obesidade

Mulheres são as que mais morrem por obesidade

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 28 Abril de 2014 as 2:42

Entre os anos de 2001 e 2011, foram registrados 64% casos de óbitos em mulheres em decorrência da obesidade. Muito se ressalta sobre manter uma alimentação adequada, previnindo doenças. "Dados do IBGE de 2009 já mostravam que a prevalência de obesidade mórbida (quando o Índice de Massa Corpórea é superior a 40) é muito maior entre as mulheres", afirma Almino Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

obesidadeAs vítimas estão na faixa etária de 50 aos 59 anos. "Como a obesidade reduz a expectativa de vida, é esperado que os obesos sejam afetados por doenças graves mais cedo, na faixa etária dos 50 anos", diz o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas.

Segundos os especialistas, monitorar o IMC é uma um tipo de prevenção, mas que as pessoas devem ficar atentas à circunferência abdominal, que indica a presença de gordura visceral, ou seja, aquela que se aloja entre os órgãos e aumenta o risco de enfarte. "A medida não deve passar de 102 cm no homem e de 88 cm na mulher", afirma Mario Carra, da Abeso.


Com informações de: Estadão

veja também