Novo tratamento para canal é resolvido em uma sessão

Novo tratamento para canal é resolvido em uma sessão

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 23 Abril de 2014 as 2:42

Ir ao dentista já é considerado um sacrifício, imagina se submeter a um tratamento agressivo, como realizar canal. Mas o problema parece amenizar com o novo tratamento a uma única sessão com laser. É o uso da Terapia Fotodinâmica (PTD), ou laser, na endodontia. A novidade promete ser lançada pela Associação Brasileira de Odontologia seção Tocantins (ABO-TO) na “Prata da Casa”, no dia 6 de maio.

saúde bucalO mestre em endodontia Supercílio Barros Filho explicou porque o uso do laser na endodontia diminui a quantidade de sessões. “O laser entra como agente antimicrobiano e atua como substituto de uma medicação que, para sua aplicação, poderia levar duas sessões, por exemplo”, afirmou. Esse assunto foi abordado por Supercílio em sua dissertação do mestrado, que fala sobre o trabalho com o laser no tratamento de lesões crônicas em sessão única.

A endodontia é a especialidade da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole que se encontra na parte interna do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado. É importante tratar do canal do dente para evitar extração e prevenir infecções.


Com informações de: Surgiu

veja também