MENU

Saúde

OMS diz que Aids poderá não existir até 2030

Diagnósticos poderiam detectar 90% dos casos e mantê-los todos sob tratamento até 2020

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 às 11:27
Aids
Aids

Na última segunda-feira (1), foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. No dia da celebração foi divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que o vírus poderá ser totalmente combatido em 2030, reduzindo a zero o número de mortes causadas pela doença. Segundo a OMS, até 2020, será possível diagnosticar 90% dos casos de contágio e mantê-los todos sob tratamento. No entanto, essa meta enfrenta um desafio crucial.

"Aproximadamente metade das pessoas que tem HIV não sabe ainda.Por isso, é necessário um esforço comum para oferecer testes à toda população mundial, principalmente aos da zona de risco, como homossexuais, profissionais do sexo e dependentes químicos", disse Gottfried Hirnschall, que dirige o departamento de Aids da OMS.

Virus_Aids

Cerca de 1,5 milhão de pessoas morreram no ano passado, em todo o mundo, devido à Aids. Outras duas milhões de pessoas foram diagnosticadas com o vírus em 2013, sendo que cerca de 70% delas vivem em países em desenvolvimento. Atualmente, 13 milhões de pacientes fazem terapias antirretrovirais, número que representa apenas um terço das pessoas doentes que precisa de medicação.

 

Com informacoes de: R7

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições