OMS quer limitar consumo de açúcar em 50 gramas por dia

Decisão está em reduzir consumo de alimentos ricos em açúcares ocultos. Alimentos doces não podem passar de 10% do total de calorias ingeridas no dia.

fonte: Guiame, com informações de Bem estar

Atualizado: Quarta-feira, 4 Março de 2015 as 4:55

Consumo de açúcar em alimentos deve diminuir
Consumo de açúcar em alimentos deve diminuir

O consumo em excesso de alimentos ricos em açúcar, podem fazer muito mal à saúde. Pensando nisso, a  Organização Mundial da Saúde (OMS) quer limitar o consumo de açúcares ocultos nos produtos alimentícios, como o ketchup ou as bebidas açucaradas com gás, responsáveis por inúmeros problemas de saúde, como a obesidade, o excesso de peso e as cáries.

De acordo com a nova regra da organização, 

publicadas nesta quarta-feira (4), os açúcares não deveriam ultrapassar 10% da ração energética diária da população, tanto em adultos quanto em jovens e crianças.

Trata-se do equivalente a 50 gramas de açúcar, o que cabe em cerca de 5 colheres de sopa ou em um quarto de xícara.

Os alimentos consumidos estão ocultos  em alimentos que não são considerados doces, como os molhos.

Uma colher de sopa de ketchup equivale a 4 gramas de açúcar oculto, e uma lata de refrigerante pode conter até 40 gramas, o que representa a 4 colheres de café. A OMS considera que seria conveniente não ultrapassar 5% da ração energética diária.Es

Está estabelecido que mude a rotulação dos alimentos, na qual se inclua a quantidade de açúcares ocultos.

As novas regras também defende menos "campanhas publicitárias tendo as crianças como público-alvo, para produtos com grande conteúdo deste tipo de açúcares".

É proposto pela OMS para que  os países se "comprometam no diálogo com as indústrias agroalimentícias para que reduzam os açúcares ocultos na composição de seus produtos".

 

 

 

 

veja também