Os melhores lugares para se envelhecer

Brasil ocupa a 58ª posição.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 7 Outubro de 2014 as 9:40

A rotina de trabalho, estudos ou cuidados com a família, procuram sobrecarregar qualquer um. O fato é que a população está envelhecendo e a falta de tempo para se dedicar mais a si mesmo, tende a ver a vida passar sem aproveitamento. Estima-se que, em 2030, a quantidade de pessoas com mais de 60 anos será superior ao número daquelas que são mais novas do que dez. No momento, este mesmo grupo de idosos já é maior do que o de crianças que têm menos do que cinco anos. É o que afirma a organização HelpAge International, que lançou na última quarta-feira (1), um índice pioneiro chamado Global AgeWatch Index. Patindo desta análise sobre a qualidade de vida e bem-estar de idosos do mundo todo, o indicador classificou 96 países de acordo com o desempenho em abrigar indivíduos com uma idade cada vez mais avançada.

Os critérios de avaliação foram baseados em quatro eixos – economia, saúde, emprego e inclusão. A pesquisa usou principalmente dados fornecidos por diversas organizações da ONU sobre 13 fatores, como abrangência das aposentadorias, expectativa de vida aos 60 anos, empregabilidade e acesso ao transporte público. Em um mapa interativo, a tonalidade das nações varia de acordo com sua posição no ranking: os países que se saíram melhor são retratados em verde escuro, os medianos em amarelo e aqueles que estão mais para baixo na tabela estão pintados de vermelho.

lugares para envelhecer,vida,idade

O Brasil ficou em 58º lugar, atrás de vizinhos latinos como Argentina (31º), Bolívia (51º), Colômbia (52º) e Nicarágua (54º). A iniciativa foi criada para qualificar o debate sobre o envelhecimento populacional com dados confiáveis, e pode ser útil principalmente para a elaboração de políticas públicas.

Saiba quais os dez melhores lugares para se envelhecer.

1º - Noruega

2º - Suécia

3º - Suíça

4º - Canadá

5º - Alemanha

6º - Holanda

7º - Islândia

8º - Estados Unidos

9º - Japão

10º - Nova Zelândia


com informações de: Revista Galileu 

veja também