Papel usado em caixa eletrônico contém substância tóxica

Papel usado em caixa eletrônico contém substância tóxica

Atualizado: Quinta-feira, 27 Fevereiro de 2014 as 1:33

Ao ficarmos em contato com caixa eletrônico, ir ao supermercados ou lojas, estamos exposto com perigo que muitos desconhecem. O papel ecibo desses ambientes contém substâncias tóxicas chamado Basfenol, que já foi associado a problemas de saúde. É o que diz o estudo realizado americano, divulgado esta quarta-feira (26) na revista da Associação Médica Americana (Jama).

papel do caixa eletronicoPara chegar a esta descoberta, pesquisadores analisaram a urina de ndivíduos que manusearam o papel térmico utilizado nesse tipo de impresso por duas horas seguidas sem uso de luvas. Eles apresentaram um aumento significativo de bisfenol A (BPA) na urina em relação a quem usava luvas.

A exposição ao BPA já foi associada a condições como infertilidade, obesidade, certos tipos de câncer e problemas desenvolvimento cerebral em crianças. A substância, presente no papel térmico, também é encontrada no revestimento interno de enlatados e em embalagens plásticas duras e transparentes - no Brasil, como em outros países, seu uso já foi banido de mamadeiras. 

Shelley Ehrlich, do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, e sua equipe recrutaram 24 voluntários que forneceram amostras de urina antes e depois de manusear - com e sem luvas - os recibos impressos. O BPA foi detectado em 100% das amostras dos indivíduos que não usaram luvas. 

Segundo os pesquisadores, é necessário para confirmar os resultados. Mas ressalta que eles são relevantes para pessoas que lidam diariamente com papéis térmicos no trabalho, como caixas de banco e de supermercado. 

 

Com informações de: UOL

veja também