Para manter as crianças hidratadas no verão, confira a lista de alimentos que as protegem do sol

Nutricionista indica cinco alimentos que devem estar incluídas no cardápio de verão dos pequenos. Morango, água de coco e tomate estão na lista.

fonte: Guiame, com informações de GNT

Atualizado: Segunda-feira, 12 Janeiro de 2015 as 2:18

crianças hidratadas
crianças hidratadas

O verão é uma estação em que exige muito cuidado com a alimentação e tomar muito líquido. As crianças principalmente devem estar hidratadas e protegidas contra o calor, evitando que as férias sejam interrompidas.

De acordo com a nutricionista materno-infantil Naila Soares, na estação é preciso repor, durante todo o dia, os líquidos e os sais minerais perdidos na transpiração. "É indicado o consumo de, pelo menos, cinco porções por dia de frutas e vegetais ricos em água. É importante também que se beba bastante líquido, incluindo água, sucos naturais e água de coco", orienta.

Não só líquidos, mas também devem ser oferecidas pelos pais, uma alimentação mais leve, com redução de gordura e priorizando alimentos mais magros e de fácil digestão. "Uma boa alternativa é comer menos e mais vezes durante o dia", diz Naila.

A nutricionista sugere cinco alimentos que ajudam a proteger a pele dos raios solares e a manter as crianças hidratadas no verão.

1 Água de coco
Rica em vitaminas e minerais, essa é a bebida perfeita para repor o líquido e os sais minerais perdidos pelo suor. Enquanto a água deve ser oferecida nos intervalos das refeições, a água de coco pode compor os lanches das crianças.

2 Cacau
Contém flavonóides, antioxidantes capazes de promover maior resistência aos efeitos dos raios ultravioleta. Uma boa maneira de inclui-lo na alimentação das crianças é acrescentando o cacau em pó em vitaminas de frutas ou mesmo no leite puro. Também vale usar os achocolatados com mais de 50% de cacau.

3 Tomate
Além de conter um alto teor de água e ser muito refrescante, o tomate é rico em licopeno, um carotenoide capaz de proteger a pele contra os danos solares.

4 Amêndoas
Ricas em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres. Podem ser consumidas inteiras ou raladas e misturadas na vitamina de frutas, iogurtes, mingaus ou polvilhadas sobre a salada de frutas.

5 Frutas vermelhas
Morangos, romãs, amoras, framboesas e mirtilos contêm altos níveis de ácido elágico que, além de aumentar em até 25% o fator de proteção do filtro solar que as crianças usam, também previnem e atenuam manchas.

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