Pesquisa americana afirma que 10% dos sobreviventes de câncer fumam

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 8 Agosto de 2014 as 2:27

Uma pesquisa americana tendo como responsável Lee Westmaas, da Sociedade Americana de Câncer, afirma que um em cada 10 sobreviventes de câncer fuma. As taxas são maiores entre os que passaram por doença fortemente ligada ao tabagismo, como no pulmão e bexiga.
As informações foram divulgadas o site do jornal USA Today.

pesquisa,fumar,câncer,doençaFoi realizado um levantamento onde analisou respostas de 3 mil pessoas após nove anos do diagnóstico de câncer. A taxa global de tabagismo entre os sobreviventes é de 9,3%. Das pessoas que passaram pelo problema na bexiga e no pulmão, 17,2% e 14,9%, respectivamente, fumam. Os números mais baixos foram encontrados em pacientes de melanoma (7,6%) e câncer colorretal (6,8%).

Foi descoberto também que 83% deles fumam diariamente, consumindo uma média de quase 15 cigarros por dia. O vício se mostrou mais comum entre mulheres e aqueles que tinham passado por uma recorrência de câncer, além de ser vinculado com baixa escolaridade e renda.

De acordo com os médicos, fumar aumenta o risco de recorrência da patologia, torna algumas terapias contra ela menos eficazes e pode prejudicar a cicatrização após a cirurgia.

 

 

 

 

 

 

 


Com informações de: Terra

veja também