Porções de frutas por dia reduz risco de morte

Estudo comprovou que frutas e vegetais reduzem risco de desenvolver câncer e doenças cardíacas

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 2 Abril de 2014 as 9:21

Está mais do que comprovado que frutas e legumes incluidos na alimentação diária, só tem a nos beneficiar. Uma recente pesquisa diz que, consumir sete ou mais porções de frutas, legumes e verduras por dia, é saudável e precive doenças. Cada porção possui cerca de 80g.

O estudo, feito com cerca de 65 mil homens e mulheres, sugere que quanto mais alimentos desse tipo as pessoas ingerirem, menos chances têm de morrer - em qualquer idade. Entre os benefícios comprovados, está a redução do risco de câncer e de doenças cardíacas.

Porções de frutas por dia reduz risco de morte

Os pesquisadores anaisaram da Universidade College de Londres, analisaram dados do National Health Survey entre 2001 e 2008, uma espécie de Censo da Saúde do Reino Unido, que coleta informações sobre a saúde dos britânicos por meio de questionários e visitas médicas, além da análise da dieta alimentar e do estilo de vida dos pacientes.

Foi possível avaliar a mortalidade geral, além das mortes causadas por câncer, doenças cardíacas e derrame. Eles descobriram que o risco de morte precoce provocada por qualquer uma dessas doenças caiu, ao passo que a ingestão de frutas e vegetais aumentou.

Durante um período desde o início da pesquisa, os cientistas descobriram que o risco de morte foi reduzido em 14% se o indivíduo ingerir entre uma e três porções de frutas, verduras e legumes por dia; 29% entre três e cinco 36% entre cinco; sete 42% para sete ou mais.

Foi constatado que vegetais frescos possuem um potencial maior de proteção, seguidos pelas saladas e depois pelas frutas. Já o suco de frutas não oferece benefícios, enquanto que frutas enlatadas aumentam o risco de morte - possivelmente porque elas são armazenadas em uma calda de açúcar, dizem os pesquisadores.

De acordo com Oyinlola Oyebode, responsável pela pesquisa, os benefícios para a saúde crescem à medida que mais porções de vegetais e frutas são ingeridas por dia. Ela lembrou, no entanto, que mesmo pequenas frações são "melhor do que nada".

"A proteção que frutas e vegetais conferem ao organismo contra doenças está ligada a presença de antioxidantes, que curam os danos às células", acrescentou Oyebode.

 

Com informações de: Terra

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