Saiba como distribuir o peso da bolsa e evite dor na coluna

Saiba como distribuir o peso da bolsa e evite dor na coluna

Atualizado: Quinta-feira, 13 Março de 2014 as 2:36

Quanto maior a bolsa, maior a quantidade de coisas dentro dela e com isso, muita dor nas costas. As mulheres, principalmente, gostam de carregar aquilo que precisam e o que não precisam. O excesso de precaução pode provocar danos às costas, causando dores e lesões.

De acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC), a bolsa muito pesada, ao longo do tempo, pode machucar o ombro, a coluna cervical, torácica e até lombar. “Se a carga excessiva não for bem distribuída e controlada, a postura se manterá inadequada, o que pode acarretar problemas sérios como escoliose, hiperlordose e hipercifose, que é popularmente conhecida como corcunda”, alerta o especialista.
 

bolsa pesada = dor nas costas

Não só dores na coluna, como também pode gerar lesões musculares e articulares, prejudicando os pés, joelhos, quadris e até mesmo ombros e pescoço.
 
Para evitar desconfortos devido o sobrepeso, algumas dicas para distribuir o peso são indicadas. Confira:
 
Dicas
 
- Ao comprar uma bolsa nova, procure escolher modelos feitos de materiais leves. Os acessórios feitos de couro, por exemplo, já são pesados por si só.
 
- Os objetos mais pesados devem ser guardados no espaço principal da bolsa, e os menores e mais leves, nos bolsos externos.
 
- Procure revezar os ombros em que carrega a bolsa. “Isso garante maior sustentação e equilíbrio”, afirma o fisioterapeuta.
 
- Prefira bolsas com alças transversais, já que estes modelos garantem melhor distribuição do peso, evitando que ele se concentre apenas no ombro.
 
- Invista em versões miniaturas de cosméticos, maquiagens e itens de higiene. Assim, você economiza espaço e evita carregar peso desnecessário.
 
- Caso precise carregar agenda, caderno e documentos, prefira utilizar uma pasta ao invés de guardar tudo na bolsa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com informações de: Bolsa de mulher

veja também