O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (22), o primeiro caso do vírus zika em São Paulo. Vítima é um homem de 52 anos, morador da cidade de Sumaré. A doença é "prima da dengue", já que é transmitido por meio da picada do Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue.
Sintomas
Sobre os sintomas, o médico infectologista de Campinas André Ribas explica que pacientes infectados pelo zika vírus apresentam febre branda, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), erupção cutânea e dores musculares.
A doença teria vindo para o Brasil depois do grande fluxo de estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado.
Segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna. Trata-se de uma febre baixa, olhos vermelhos, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.
Tratamento
O período de tratamento em até sete dias depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Para reduzir a dor, o indicado é o paracetamol. Não é recomendável o uso de anti-inflamatórios ou de medicamentos com ácido acetilsalicílico.
Surgimento do nome
O vírus zika leva esse nome por conta da Floresta Zika, em Uganda. Foi neste local em que o vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos utilizados como sentinelas para a detecção da febre amarela.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições