Saiba quais os alimentos que combatem o estresse e ajudam a ter uma vida saudável

Veja a lista de alimentos para incluir no cardápio e diminuir o estresse

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 10 Setembro de 2014 as 10:41

Com a correria do dia a dia, o estresse tende a tomar conta da rotina e isso dificulta a alimentaçõa, fazendo com que consuma comidas calóricas. 

Manter uma dieta rica em alimentos que combatem o estresse é o primeiro passo para controlar e prevenir esse mal da vida moderna.

A nutricionista Paula Castilho listou quais deles não podem ficar de fora do seu prato.

Vitamina C
Laranja, limão, morango são frutas ricas em vitamina C e devem se incluídas no cardápio. Essa vitamina é um antioxidante natural que combate os radicais livres produzidos durante o estresse. Duas laranjas por dia ajudam a suprir a necessidade diária de vitamina C. Essas frutas pode sem utilizadas em sucos detox que eliminam as toxinas do organismo e ajudam a emagrecer.

Frutas oleaginosas
As frutas oleaginosas, como nozes, pistache e castanhas, também são cheias de antioxidantes que ajudam a eliminar os radic

Batata doce
A nutricionista explica que quem está sob crise de estresse sente vontade de comer doces e alimentos ricos em carboidratos. Esse desejo pode ser saciado com a batata-doce, um carboidrato de baixo índice glicêmico e rico em vitaminas.

Abóbora
A abóbora contém zinco que, de acordo com a nutricionista, é essencial para transformar os a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar e que ajuda a combater a depressão. Veja como fazer uma sopa de abóbora com gengibre que tem poucas calorias e muito sabor.

Vitamina B6
Assim como o zinco, a vitamina B6 presente no atum contribui para produção de serotonina. O alimento é boa fonte de proteína e dá uma forcinha na dieta. Veja como fazer a pizza da dieta Dukan com recheio de atum e sem carboidrato.

Tofu
“Rico em cálcio e magnésio, o tofu é muito eficaz no combate à depressão e irritabilidade”, afirma a nutricionista. Ele ainda contribui para a circulação sanguínea e para o funcionamento do intestino. Experimente transformá-lo em um delicioso cheesecake vegano, que leva tofu no lugar do queijo.

Quinoa
A quinoa é um cereal altamente proteico rico em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e ácidos graxos. Ela é uma refeição quase completa e pode substituir a dupla arroz com feijão. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e pressão alta. Tem dúvidas de como incluí-la na dieta? Confira cinco receitas fáceis e saborosas com quinoa.

Chocolate
Para a alegria das chocólatras de plantão, a nutricionista explica que o chocolate tem uma ação estimulante e antidepressiva. Confira os outros benefícios do chocolate e saiba como comer sem culpa.

 

com informações de: mulher 

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