Saiba quais os alimentos que melhoram ou pioram os sintomas da TPM

Alimentos que contém cafeína e gorduras, são alguns dos que pioram os sintomas da TPM. Conheça outros

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 11 Abril de 2014 as 11:42

Toda mulher sente os sintomas pré-menstrual, a chamada TPM. Tais como inchaço, dor de cabeça, ansiedade, compulsão alimentar, entre outros. A alimentação é responsável por amenizar ou piorar os sintomas, basta saber quais os alimentos certos para consumir durante o período.

Conheça a lista dos alimentos liberados e não liberados durante a TPM.

Dor nas mamas
Alimentos que possuem gordura saturada são os maiores vilões para o desconforto. A gordura saturada também potencializa a inflamação das glândulas da região. Por isso, fuja do leite integral, da carne vermelha e da manteiga.
Consuma outros tipos de gordura, como o ômega 3, têm um efeito protetor. Você pode consumir peixes, como salmão e atum, azeite, abacate e linhaça.

Inchaço
Evite uma alimentação com sódio, tais como sal de cozinha, iodo industrializado, shoyu, alimentos em conserva (azeitona e picles, por exemplo), queijos salgados, como o parmesão, e embutidos, tipo a mortadela e o salame. Consuma
alimentos diuréticos pode ajudar o seu corpo a eliminar mais urina (e sódio). Folhas verdes, melancia e melão contêm magnésio e potássio, que estimulam a expulsão do sódio e da água.

"Os alimentos integrais, como arroz e pão, possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino e, consequentemente, o desconforto", diz Leopoldina Takahashi, nutricionista do programa de educação alimentar da Risa Restaurantes Empresariais. Outras boas escolhas: água de coco e chá de cavalinha

Ansiedade
"Corte a cafeína, encontrada no cafezinho, no chá mate, nos energéticos e refrigerantes. Ela estimula o sistema nervoso e aumenta a tensão", alerta Daniela de Almeida, nutricionista funcional do Rio de Janeiro.
Consuma "A falta de vitamina B6 também deixa as pessoas mais sensíveis", explica Leopoldina Takahashi, nutricionista do programa de educação alimentar da Risa Restaurantes Empresariais. Ela está presente em carnes, banana, lentilha e batata.

alimentos que melhoram e pioram a TPMCólica
"Estudos já citaram que mulheres que têm uma dieta rica em cálcio sofrem menos de cólica", diz Navarro. Esse componente ajuda a relaxar a musculatura, inclusive a do útero.

Ele ainda vai deixá-la mais zen, pois diminui o stress e a agitação. Encontre-o nos seguintes alimentos: leite desnatado, soja, milho, aveia e avelã.

Compulsão alimentar
É uma dor infinita. Você come uma barrinha de chocolate e, logo depois, a vontade está de volta. A culpa é da serotonina. Durante a TPM, os níveis desse hormônio (responsável pelo prazer) diminuem, gerando uma vontade de comer sem fim e depressão.

"Para estimular a secreção da serotonina é preciso consumir três nutrientes: triptofano, magnésio e vitamina B6", diz Navarro. Esse trio é encontrado na banana, no ovo, no iogurte desnatado, no salmão, no abacate e na cenoura.

"Um mix de oleaginosas com castanhas, avelã e pistache ajuda a dar sensação de saciedade", recomenda Leopoldina.

Fuja do álcool

"O álcool pode causar hipoglicemia e aumentar a perda de nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico", alerta Daniela. Ele pode influenciar na quantidade de cálcio, magnésio e vitamina B no nosso organismo, pois sobrecarrega o fígado.

"Bebidas alcoólicas também fazem você ficar inchada, porque precisam de água para serem absorvidas", explica Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Com informações de: MdeMulher

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