Saiba quais são os 5 sintomas de que você tem compulsão alimentar

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 15 Outubro de 2014 as 10:59

A compulsão alimentar é um transtorno comum que faz com que a pessoa consuma regularmente uma grande quantidade de comida, mesmo sem sentir fome. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, isso acontece porque as dietas restritivas costumam diminuir alguns nutrientes, principalmente o carboidrato, tirando o equilibro do organismo. "Isso faz com que o corpo utilize mecanismos compensatórios quando vê alguma oportunidade de extravasar, desencadeando a compulsão”, diz.

compulsão alimentar,alimentação,doençaEla diz que ainda não há cura para esse sintoma, mas, com acompanhamento médico e psicológico, é possível tratá-lo e passar a seguir uma dieta ideal, indicada individualmente para cada caso. Muitas vezes, no entanto, é difícil que a pessoa perceba que tem o problema.

Conheça os cinco sinais que podem indicar que você tenha compulsão alimentar, segundo nutróloga.

- Comer sem estar com fome e continuar comendo mesmo quando sente o estômago cheio.
- Comer escondido ou esconder comida para comer depois
- Comer muito rápido durante as refeições.
- Ter apego com embalagens de alimentos, mesmo quando estão vazias.
- Sentir estresse, ansiedade, tristeza, culpa e preocupações que levam a pensar em comida o tempo todo.
- Estar insatisfeita com o peso e a aparência.

Uma recomendação para evitar o sintoma, é estipular horários para as refeições e comer em poucas quantidades a cada 3 horas, o que mantém o metabolismo acelerado e ajuda a perder peso. Além disso, o jejum é prejudicial, pois faz com que o organismo perca as reservas energéticas e, assim, acione a bioquímica para recuperar essa reserva.


com informações de: Mulher

veja também