MENU

Saúde

Sedentarismo tem 40% risco de desenvolver câncer de mama

Sedentarismo tem 40% risco de desenvolver câncer de mama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02

A prática de exercícios físicos, seguida de uma boa alimentação, podem nos previnir de grandes doenças. Segundo uma pesquisa que durou 13 anos, divulgada através do site "Daily Mail", mostrou que a incidência de câncer de mama está claramente ligada ao sedentarismo. As mulheres que fizeram exercícios menos do que o recomendado no período são 40% mais propensas do que as que executaram atividades com frequência. 

cancer de mamaAinda com a prática de exercícios diários, contribuem. O estudo analisou mais de 19 mil mulheres com idade média de 56 anos sobre a saúde, hábitos e regularidade de atividades físicas. Após 13 anos, um novo diálogo sobre a saúde foi feito. Cerca de 900 das participantes foram diagnosticadas com câncer de mama.

De acordo com a responsável pelo estudo, a pesquisadora e médica Ylva Trolle Lagerros, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, "é possível “reduzir o risco de câncer de mama por ser fisicamente ativa, mesmo se estiver com peso normal”. Ela acrescentou que atividades como caminhar para o trabalho, brincar com os netos e jardinagem entram na conta. “Seu corpo não se importa se você está transportando mantimentos para casa ou se você está na academia, é a quantidade total de exercício no dia em que importa”, disse.
 
O pesquisador Trolle Lagerros descobriu que o excesso de peso aumenta o risco da doença em 20%, a obesidade em 58%. O câncer de mama é o mais comum na Grã-Bretanha, com quase 50 mil mulheres diagnosticadas por ano. 
 
A doença é a segunda maior causa de morte entre as mulheres, depois do câncer de pulmão. "Nosso estudo mostra que as mulheres na pós-menopausa podem diminuir o risco de câncer de mama com exercícios e perda de peso - que é uma mensagem de saúde pública clara", disse Lagerros.
 
 
Com informações de: Terra
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições