Segundo estudo, chá e café não prejudicam o coração

Bebidas não estão relacionadas a doenças cardiovasculares

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 1 Setembro de 2014 as 10

Para quem é fã de chá e café, pode continuar consumindo as bebidas. Um estudo realizado pela ociedade Europeia de Cardiologia, consumir café e chá não prejudicam o coração e nem tem relação com outras causas de morte, onde foi apresentado no último sábado em um congresso organizado.

A pesquisa acompanhou 130 mil pacientes entre 18 e 95 anos durante três anos e meio.

café,estudo,pesquisaA cardiologista Almudena Castro, que foi a encarregada de apresentar o estudo, explicou que "o resultado do estudo permite desmitificar a relação estabelecida historicamente entre o consumo de café ou chá e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares".

Ela ainda ressaltou que "o estudo também mostra que os consumidores de café são mais consumidores de tabaco, enquanto os de chá costumam ter hábitos cardiovasculares mais saudáveis".

Foi apresentado também um estudo, elaborado pela Agência Francesa de Segurança Alimentar, que alerta sobre o consumo de grandes quantidades de bebidas energéticas, fundamentalmente entre os mais jovens.

O cardiologista Eduardo Alegría ressaltou que "é preciso levar em conta que este tipo de bebidas não são inócuas, como se quis fazer crer, e muitos jovens estão substituindo pelo álcool".
Ele ainda destacou que "é preciso ter muita precaução com o consumo deste tipo de bebidas que "costumam ser muito adoçadas e carbonatada e além disso têm um alto conteúdo em sódio, por isso que contribuem para a alta da tensão arterial".

O consumo em excesso pode provocar taquicardias, tremores, ansiedade, palpitações ou dor de cabeça.

Os responsáveis da Sociedade Europeia de Cardiologia também destacaram a importância do consumo regular de fruta, que pode diminuir em 40% o risco cardiovascular.

 

com informações de: Terra

 

 

veja também