Segundo pesquisa, escovar os dentes pode prevenir artrite

Segundo pesquisa, escovar os dentes pode prevenir artrite

Atualizado: Terça-feira, 25 Fevereiro de 2014 as 10:10

Uma boa notícia para prevenção de doença. Escovar os dentes pode ajudar na prevenção da artrite, segundo estudo realizado na University of Louisville’s School of Dentistry. Pesquisadores encontraram uma relação entre a bactéria responsável pela doença da gengiva e o início mais precoce da artrite reumatóide, assim como uma progressão mais rápida e de maior gravidade da doença. As informações foram divulgadas através do jornal britânico 'Daily Mail'.

escovando os dentes

A bactérias dos dentes produz uma enzima que reage com o resíduo de certas proteínas. O corpo reconhece estas proteínas como intrusas, levando a um ataque do sistema imunológico.

Nos pacientes com artrite, o resultado subsequente é a inflamação crônica responsável pela destruição do osso e da cartilagem entre as articulações. De acordo com estuds anteriores,  a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide. A bactéria, chamada de Porphyromonas Gingivalis, produz uma única enzima, a peptidylarginine deiminanse (PAD).
 
 
 
Com informações de: Terra

veja também