Segundo pesquisa, má sorte é a causa de maioria de cânceres

De acordo com cientistas, divisão celular pode levar a mutações que podem causar câncer.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 2 Janeiro de 2015 as 12:31

Sentimento de má sorte pode acarretar a algum tipo de câncer. É o que diz uma pesquisa conduzida pelos pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg que chegou a essa conclusão que tem como objetivo explicar razão de alguns tecidos do corpo serem mais vulneráveis ao câncer do que outros.

A conclusão da pesquisa foi publicada no jornal científico Science e mostrou que que dois terços de todos os tipos de câncer analisados são originados de forma aleatória por mutações genéticas, independentemente do estilo de vida levado pelo paciente.

câncer,sintoma,doença,pesquisaSegundo a organização Cancer Research UK afirmou que um estilo de vida saudável ainda aumenta muito as chances de uma pessoa não desenvolver a doença.

Nos Estados Unidos, 6,9% da população desenvolve câncer de pulmão, 0,6% tem câncer de cérebro e 0,00072% sofre de tumores na laringe em algum momento de suas vidas. As toxinas do cigarro podem explicar por que o câncer de pulmão é mais comum.

Os cientistas afirmaram acreditar que a explicação para esse fator aleatório está na maneira como os tecidos do corpo se regeneram.

Células velhas e desgastadas do corpo são constantemente substituídas por meio de células-tronco, que se dividem para formar novas células.

Mas em cada divisão há o risco de que ocorra uma mutação perigosa, que aumenta a chance da célula-tronco se tornar cancerígena.

O ritmo dessa renovação celular varia de acordo com a região do corpo, sendo mais rápida no intestino e mais lenta no cérebro, por exemplo.

Os pesquisadores compararam o número de vezes que essas células se dividem em 31 tecidos do corpo durante a vida de um indivíduo com o índice de incidência de câncer nessas partes do corpo. Eles concluíram que dois terços dos tipos de câncer eram "causados pelo azar" de células-tronco em processo de divisão sofrerem mutações imprevisíveis.

Esses tipos de câncer incluem Glioblastoma (câncer de cérebro), cânceres no intestino delgado e no pâncreas.

 

 

com informações de: Terra

 

 

veja também