MENU

Saúde

Sexo feminino tem mais qualidade ao dormir do que o masculino

Sexo feminino tem mais qualidade ao dormir do que o masculino

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

As mulheres dormem melhor do que os homens, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo concluiu que as mulheres demoram 25 minutos para pegar sono enquanto os homens 20 minutos. Apesar dos cinco minutos a mais dormindo, as pessoas do sexo masculino têm 31 intercorrências, ou seja, acordam ou quase despertam durante a noite, já as mulheres apresentam 17.

Segundo a pesquisa, a diferença entre os sexos na hora de dormir reflete no comportamento durante o dia. Os homens são mais sonolentos, enquanto as mulheres acabam tendo uma proteção maior contra doenças, principalmente as respiratórias.

Pesquisas já atestaram que a qualidade do sono impacta diretamente no sistema imunológico das pessoas. Um dos últimos estudos sobre o assunto concluiu que pessoas que dormem menos de sete horas por dia têm três vezes mais chances de desenvolver doenças respiratórias após ser expostas a vírus de resfriado do que as que dormem mais de oito horas. As informações foram divulgadas recentemente pela revista Archives of Internal Medicine.

Segundo a bióloga Andressa Silva, que realizou este estudo da Unifesp com 2.365 pacientes, de todas as idades, a melhor qualidade de sono da mulher cessa na menopausa. "Os resultados alteram a perspectiva do tratamento e pode levar à introdução de novos elementos terapêuticos", afirma.

Um estudo divulgado este mês no Congresso da American Thoracic Society, em San Diego, na Califórnia, sugere ainda que as mulheres que não apresentam um sono de qualidade durante um período longo de tempo têm maior chance de se tornarem obesas.

Segundo os pesquisadores, dormir menos afetaria a taxa metabólica e, portanto, o número de calorias que uma pessoa queima descansando. Além disso, dormindo mal, a pessoa facilita o aparecimento de determinadas doenças, como a hipertensão, a epilepsia e a depressão.

Sono aliado da beleza

O hábito de dormir bem ajuda a evitar rugas, previne o acúmulo de gorduras, além de garantir o bom funcionamento do organismo, segundo estudiosos.

A dermatologista Juliana Neiva, mestranda em Dermatologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou recentemente ao Portal Arca Universal que o importante não é o número de horas, mas a qualidade do sono.

"Todas as pessoas devem atingir o estágio do sono profundo, no qual realmente relaxamos", afirma. Por causa desse descanso, as rugas podem ser retardadas, já que a pele que funciona bem sintetiza melhor as substâncias que garantem a jovialidade.

Sendo assim, a mulher que dorme mal tende a envelhecer porque, uma vez estando a pele cansada e não absorvendo bem os nutrientes, as rugas se intensificam, as olheiras aparecem e o olhar fica desanimado. "Essa é a principal conseqüência de quem dorme mal: as manchas conhecidas como olheiras. O olhar cansado colabora para que a aparência deixe de ser jovem", diz.

Então, atenção: uma boa noite de sono melhora a saúde e a disposição e evita o envelhecimento, as olheiras e o acúmulo de gorduras.

Siga-nos

Mais do Guiame