Sinal de infarto pode ser indicado pelo lóbulo da orelha

Segundo pesquisa, relação da inclinação do lóbulo da orelha com ataques cardíacos e acidentes vasculares

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 3 Novembro de 2014 as 9:22

Uma pesquisa da Universidade Autônoma de Madri e do Hospital da Paz de Madri descobriram que a forma do lóbulo da orelha pode ser indicador de doenças cardiovasculares, que podem levar a infarto ou acidente vascular cerebral.

Esses foram os resultados do estudo apresentado no congresso da Sociedade Espanhola de Cardiologia. Os pesquisadores concordaram que para ser considerada um marcador de doença cardiovascular o lóbulo deve ter uma inclinação de 45 graus em ambas as orelhas.

orelha

O estudo analisou 300 pessoas. Foram tiradas fotos de ambas as orelhas e classificadas de acordo com as características da dobra: inclinação, longitude e profundidade, e posteriormente foi analisado o passado clínico de cada um dos voluntários.

Cerca de 31% das pessoas estudadas apresentavam inclinação no lóbulo da orelha. Mas, ao analisar os antecedentes cardiovasculares de cada um, foi percebido que a dobra aparece com mais frequência entre aqueles que já tiveram essas complicações.

Um pouco mais de 48% dos voluntários que apresentavam a dobra na orelha já haviam sofrido com complicações cardiovasculares, e 27% apresentou a inclinação mas nunca teve nenhuma das doenças.

"A forma do lóbulo da orelha pode indicar ao médico que a pessoa pode morrer de uma doença cardiovascular ou de fatores cardiovasculares", explicou o cardiologista Esteban López de Sá.

veja também