Surto de ebola pode chegar a novos países, diz ONU

Coordenador da ONU divulgou a informação no YouTube, dizendo que não será fácil conter a doença.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 3 Setembro de 2014 as 10:33

A ONU (Organização das Nações Unidas) informou ontem que a epidemia por ebola stão aumentando a cada dia e que é possível que surjam novos casos em países onde a doença ainda não chegou.

O responsável pela informação foi dada pelo coordenador da ONU para o ebola, David Nabarro. Também ontem, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou uma mensagem no Youtube sobre a epidemia do vírus, dizendo que conter o ebola não será uma tarefa fácil.

doença,prevenção,ONU"Conter o avanço dessa doença não será fácil, mas sabemos como fazer isso", disse ele na mensagem enviada aos países do Oeste africano. O vídeo foi divulgado horas antes da reunião entre David Nabarro, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson.

Para as Nações Unidas, será complicado combater a proliferação do vírus. De acordo com Nabarro, será muito difícil definir os passos a serem tomados para controlar a epidemia de ebola. Ele defendeu uma coordenação mundial para lidar com a doença.

"Não podemos aceitar a ideia de que perdemos a batalha contra o ebola. Temos de reagir de maneira forte, porque a doença está avançando mais depressa que os nossos esforços”, acrescentou, lembrando que, na última semana, o número de infectados na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria superou os 3,5 mil, com mais de 1,5 mil mortes.

A organização voltou a recomendar que os cuidados básicos de saúde nos países afetados sejam mantidos, bem como as condições hospitalares e o tratamento adequado para os pacientes.

 

 

 

 


com informações de: Terra

veja também