SUS passa a oferecer vacina contra Hepatite A para crianças

Terão direito a ela as crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 29 Julho de 2014 as 1:53

vacina _ bebêA inclusão da imunização contra hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi anunciada nesta terça-feira, 29 de julho, pelo Ministério da Saúde.

Para os Estados de São Paulo , Roraima e Paraná as vacinas estarão disponíveis apenas a partir de setembro, mas nos outros estados do país a vacina começa já em julho/agosto.

Terão direito a ela as crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias. A meta é atingir 95% de bebês nessa faixa etária. É uma dose única, de vírus inativado, com poucas reações adversas. Até então, a imunização só era oferecida nos postos particulares – a média de preço é de R$ 120, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Arthur Chioro, Ministro da Saúde, e Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde, foram quem fizeram o anúncio da novida em coletiva de imprensa em Brasília-DF.

Não estamos só comprando. Ao final do processo, o Brasil passará a produzir essa vacina”, afirma Barbosa. “Houve uma parceria de desenvolvimento produtivo, para que iniciássemos a transferência da tecnologia para o Instituto Butantã, a partir de 2018. Conseguimos diminuir o custo da unidade para R$ 18,85 – totalizando gasto anual 111 milhões para garantir cobertura”, completou Chioro.

Essa não será uma campanha especial, mas de rotina, segundo informação dos representates.


com informações da Revista Crescer

 

veja também