Testes para HIV serão oferecidos em São Paulo até sexta-feira

3.300 unidades de saúde distribuídas em 549 municípios paulistas

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 3 Dezembro de 2014 as 11:45

Mutirão de testes gratuitos para HIV serão oferecidos até sexta-feira (5) em todo o Estado de São Paulo. Trata-se da 7ª edição da campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus.

Ao todo serão 3.300 unidades de saúde distribuídas em 549 municípios paulistas. A estimativa é realizar até sexta-feira aproximadamente 200 mil testes rápidos. Os resultados sairão em cerca de 30 minutos.

Teste HIV

Segundo  a coordenadora da campanha, Karina Wolffenbuttel, este ano, a campanha conta com uma novidade. Além dos testes rápidos digitais, no qual se coleta uma gota de sangue como material de análise, alguns municípios vão utilizar pela primeira vez o teste rápido por fluido oral.

"O exame que utiliza a coleta de fluido oral detecta a presença de anticorpos e o resultado é obtido em 30 minutos. Outra vantagem é que ele pode ser realizado em qualquer lugar. O teste também é simples, rápido e indolor, com a garantia de que será mantida a privacidade e o sigilo de cada resultado".

Para saber mais informações sobre as unidades que estão participando da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-16-25-50) e no site www.crt.saude.sp.gov.br.

 

com informações de: R7

veja também