Uso de smartphone pode prejudicar a vista

Luz azul violeta que brilha na tela do aparelho, é perigosa e tóxica. Saiba mais

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 2 Abril de 2014 as 9:41

Passar muito tempo em frente a aparelhos smartphone, tablets e TV's de tela plana, pode comprometer a saúde dos olhos. Segundo oftalmologistas britânicos, o uso excessivo pode trazer danos a longo prazo. 

Uso de smartphone pode prejudicar a vistaA pesquisa foi realizada com 2 mil participantes, que indica que pessoas com menos de 25 anos checam seus telefones 32 vezes por dia.

"A luz azul violeta que brilha na tela dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás de seus olhos", diz o oftalmologista Andy Hepworth. "Por isso, uma longa exposição pode, potencialmente, causar danos aos olhos."

Segundo o oftalmologista, testes mostraram que exposição à luz azul violeta em excesso pode nos colocar em maior risco de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira.

Eles ainda afirmam que apesar da "boa" luz azul (azul turquesa) ser necessária para ajudar a regular o relógio biológico, acredita-se também que uma longa exposição à luz azul violeta pode afetar os padrões de sono e o humor.

"Embora não tenhamos certeza se há uma ligação direta entre essa exposição e problemas oculares, há fortes evidências de laboratório que podem, potencialmente, provar isso", acrescentou Hepworth.

"É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo a uma distância menor do que você normalmente colocaria outros objetos. Isso força a vista."

 

 

Com informações de: Terra

 

veja também