MENU

Saúde

Uso excessivo de celular aumenta risco de desenvolver câncer cerebral

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:01
udo do celular
udo do celular

Um estudo publicado por cientistas da Universidade de Bordeaux, diz que usar intesivamente o celular aumenta o risco de sofrer um tipo de câncer cerebral agressivo. As informações foram publicadas na revista Occupational & Environmental Medicine.

celularDesenvolvida pela equipe Gaëlle Coureau demonstra que há dois tipos de tumores associados a uma prolongada exposição à radiofrequência desses aparelhos: os gliomas, agressivos; e os meningiomas, mais fáceis de operar.

Os que usam o telefone portátil mais de 15 horas por semana, o que representa 30 minutos ao dia, têm maior risco de que esses tumores se desenvolvam.

Foram analisadas o perfil de 450 doentes de câncer e usuários de telefone celular acima de 15 anos entre junho de 2004 e maio de 2006 em quatro departamentos franceses e o compararam com 900 usuários de dito aparelho em perfeito estado de saúde.

Para reduzir os riscos, organizações como o Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde da França recomendam afastar o máximo possível o telefone da cabeça, usar o dispositivo com as mãos livres ou evitar chamadas longas, com o objetivo de impedir o excesso de exposição às ondas eletromagnéticas.


Com informações de: Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições