Vacina experimental em teste contra Ebola é suspensa

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 11 Dezembro de 2014 as 3:30

Foram suspensas os testes clínicos de uma das vacinas experimentais contra o Ebola, devido o sintoma de dores musculares terem atingido as pessoas que foram inoculadas. A confirmação foi divulgada nesta quinta-feira, 11, diretora geral adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mary-Paule Kieny.

Trata-se da vacina VSV-ZEBOV, desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá e cujo direito de patente está nas mãos, atualmente, de um laboratório dos Estados Unidos.

"Algumas pessoas vacinadas desenvolveram dores musculares, algo que é normal quando há uma infecção viral. Mas por precaução, os investigadores decidiram suspender durante algumas semanas o teste para saber um pouco mais sobre as dores musculares", explicou Kieny. O especialista afirmou que o fato não deve causar alarme e que os testes seriam retomados em janeiro, algo que por enquanto, não se modificou

Ebola,vacina experimental,suspensa

Os testes ocorreram entre 10 de novembro e 2 de dezembro os responsáveis do Hospital Cantonal de Genebra, que administram o teste, informaram que os primeiros resultados eram muito positivos.

As dores musculares nas mãos e pés apareceram entre 10 e 15 dias após ser vacinados. Os sintomas duraram alguns dias e depois desapareceram, e os pacientes não apresentaram nenhuma outra dolência.

Apesar das dores serem relativamente normais após uma imunização -sucede com frequência após a inoculação da vacina contra a rubéola-, não tinham sido previstos e portanto não tinha sido informado aos voluntários.

 

 

com informações de: Terra

veja também