5 destinos incríveis sem sair de São Paulo

O Guia Viajar Melhor recomenda 5 destinos turísticos para conhecer no Estado.

fonte: Guiame, com informações de Catraca-Livre

Atualizado: Quinta-feira, 21 Janeiro de 2016 as 12:04

Na próxima segunda (25), a cidade de São Paulo comemora 462 anos. Repleto de belas praias, montanhas, cidades históricas e belíssimas cachoeiras, aqui vão 5 sugestões para aproveitar o feriado prolongado podem ser encontradas sem sair do Estado.

Cananéia

No extremo sul de São Paulo a charmosa Cananéia reserva um leque de opções de atividades relacionadas ao ecoturismo. O município que possui um simpático centro histórico é porta de entrada para explorar a região chamada de Lagamar, reconhecido como um dos cinco maiores viveiros de espécies marinhas do mundo.


(Foto: Reprodução)

São 200 km de extensão no litoral composta por lagunas, braços de mar, ilhas, morros e praias. Tamanha diversidade de ecossistemas em um só lugar (mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica) deram o titulo de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Entre os principais passeios a dica é relaxar nas praias observando os botos cinza, que passam aos bandos para chamar atenção dos turistas.

Cachoeiras como a do Pitu e do Mandira também são uma ótima pedida, depois de aproveitar ao máximo a natureza do local, explore as vilas da região e veja o que a comunidade tem a oferecer, algumas tem deliciosos pontos para provar a culinária local, enquanto outras agradam com os produtos artesanais e agroecológicos. 

Brotas

Localizada a 242 quilômetros da capital, a cidade mais "radical" do estado de São Paulo é conhecida pelo turismo de aventura. Passeios como rafting, tirolesa, arborismos e trilhas são algumas das opções que as agências de turismo receptivo oferecem.


(Foto: Reprodução)

Mas o que ganha o coração do turistas são as cachoeiras, a região é cercada por mais de 30 cachoeiras que medem de 7 a 55 metros. Não deixe de conhecer a Fazendo Cossorova, propriedade que abriga duas quedas bem famosas. O conjunto é formado por duas quedas - Cassorova (45 metros) e Quatis (42 metros), acessíveis por escadaria e caminhada. A segunda é bastante procurada para a prática de canyoning.

São luís do Paraitinga

Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté a charmosa São Luís do Paraitinga possui uma arquitetura colonial ainda bem preservado. A cidade surgiu junto com outras 30 povoados, para racionalizar a ocupação das terras do vale do Paraíba e hoje constitui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo.


(Foto: Reprodução)

 Um de seus principais atrativos é o Carnaval de Marchinhas que atrai todos os anos milhares de foliões para curtir o melhor carnaval de blocos do Estado em um cenário de ruas, ladeiras, praças e casarões com arquitetura do século 19.

O grande numero de belas cachoeiras também atraí muitos visitantes para o município, a região com o maior número fica no distrito de Catuçaba.

Ilhabela

Com mais de 42 praias de diferentes estilos e cachoeiras abundantes a Ilhabela, é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. A ilha é famosa pela prática de esportes náuticos, o charme das vilas, com pousadas, restaurantes e lojinhas de artesanato também são características marcantes da região.


(Foto: Reprodução)

A costa voltada para o mar aberto é o lugar preferido dos surfistas, mergulhadores e aventureiros que aproveitam o acesso nada fácil para aproveitar as paisagens mais selvagens e desertas da ilha. Aproveite as praias do Bonete e da Fome. Se você também que aproveitar as cachoeiras uma boa opção é a Cachoeira da Laje.

São Roque


(Foto: Reprodução)

Localizada a apenas 60 km de distância da capital, São Roque é conhecida como a terra do vinho. A cidade possui uma estrada com 10 km onde encontram-se todas as vinícolas do município e alguns restaurantes que ficam lotados aos finais de semana. Uma ótima opção para um passeio bate volta.

veja também