Opções de viagens de trem para fazer no Brasil

Passeios pelas estradas de ferro reservam belas paisagens e lindos roteiros para os passageiros

Fonte: Guiame, com informações de Guia da SemanaAtualizado: segunda-feira, 11 de maio de 2015 às 14:24
Viagem de trem de Brasil
Viagem de trem de Brasil

A melhor opção para atravessar as cidades da Europa são de trem. Por serem bem conservados, o transporte é eficiente e vive em constante processo de modernização.

No Brasil, o sistema ferroviário deixa a desejar e pouca atenção para melhoria do transporte e onde as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as que utilizam com maior lotação.

Ainda é possível resgatar o sucesso que as locomotivas faziam há muito tempo no Brasil. Algumas linhas foram bem preservadas e oferecem viagens turísticas com muito charme e história para contar.

Confira as opções de passeios de trem no Brasil.

Trem da Vale - Mariana até Ouro Preto (MG)
O trajeto até a cidade histórica de Ouro Preto leva apenas uma hora, mas é tempo suficiente para apreciar a paisagem da viagem. O Trem da Vale passa por cachoeiras, montanhas e a vila de Ribeirão do Carmo.

Serra do Mar – Curitiba até Morretes (PR)
Um dos passeios mais agradáveis que tem para fazer. O Trem Serra do Mar atrai diversos turistas pois o trajeto dura 3 horas e passa por túneis e pontes que tornam o passeio interessante.

São João del Rei até Tiradentes (MG)
O trajeto de 12 quilômetros é feito pelo trem em apenas 40 minutos e percorre algumas fazendas e cidades históricas de Minas Gerais além de passar também pelo palco da guerra dos Emboabas.

Montanhas Capixabas – Viana até Araguaia (ES)
O trem faz passeios turísticos atravessando a serra e passando pelo meio da Mata Atlântica desde que foi revitalizado, em 2010. O trajeto passa pelas cidades de Domingos Martins e Marechal Floriano, marcados por túneis, cachoeiras e pontes.

Trem das Águas – São Lourenço até Soledade de Minas (MG)
O passeio tem trajeto de duas horas ida e volta e um caminho de 10 quilômetros. A locomotiva foi construída em 1928. Uma das opções de viagem é o vagão que oferece degustação de queijos, doces, suco de uva, vinho e cachaça.

Trem do Vinho – Bento Gonçalves até Garibaldi e Carlos Barbosa (RS)
O trem tem como atração principal é interna, pois o caminho não tem grandes atrativos, pois passa por muitas matas fechadas. Alguns trechos é possível ver muitas flores. Dentro do vagão acontecem danças e músicas teatrais feita pelos imigrantes além de degustação de vinhos, queijos e champagne.

Trem da Serra da Mantiqueira – Saída de Passa Quatro (MG)
O passeio que demora pouco mais de 1 hora tem uma pausa para compras de artesanato e de coisas da gastronomia mineira. A visita ao Túnel, palco de revoluções na década de 30 também é uma das atrações do passeio. O trem passa por casarões antigos de origens francesa e portugusa.

Trem do Corcovado – Rio de Janeiro
O trem do Corcovado é quase um bondinho. Ele é utilizado para levar os turistas até o Cristo Redentor, em um percurso de apenas 4 quilômetros. Mas o passeio é muito legal pois possibilita ver o Rio de Janeiro de um ângulo incrível, além de passar pela Floresta da Tijuca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições