Roteiro em Barcelona: 15 dicas para conhecer o melhor da Espanha

A Royal Holiday selecionou as principais atrações turísticas e gastronômicas para aproveitar Barcelona.

fonte: Guiame

Atualizado: Sexta-feira, 1 Julho de 2016 as 9:21

Uma das grandes atrações de Barcelona, um dos destinos mais populares da Espanha, são os estilos arquitetônicos peculiares, que misturam elementos da cultura espanhola, francesa e catalã. Exemplos disso são o bairro gótico, a casa de Guadí e a Sagrada Família.  

A Royal Holiday, empresa que oferece um Clube de Férias com uma grande variedade de destinos e hospedagem de alto padrão, selecionou as principais atrações turísticas e gastronômicas para aproveitar o melhor de Barcelona. Confira:

 Sagrada Família


(Foto: Divulgação)

A Sagrada Família é de longe o símbolo turístico mais visitado de Barcelona. Projetada pelo famoso arquiteto Gaudí, o prédio está em construção desde 1882, e só tem previsão para ser finalizado por volta do ano 2026. A riqueza dos detalhes é de arrepiar. Ao visitar, vá com tempo e observe tudo! Por ser tão famosa, a atração costuma atrair multidões. Felizmente, é possível comprar os ingressos com antecedência, a empresa Viator, por exemplo, oferece pacotes para todos os bolsos.

Museu Nacional de Arte da Catalunha


(Foto: Divulgação)

O Museu fica localizado no Palácio Nacional, um imponente prédio construído no Montjuic, em frente à Praça de Espanha, para a exposição internacional de 1929. Para visitá-lo é preciso tempo. São mais de mil anos de arte, com acervos de telas, esculturas, fotografias e gravuras, além de uma exposição completa sobre a história da moeda.

As Rambas

Dentre as inúmeras atividades que Barcelona oferece, uma caminhada pelas Rambas que vão desde a Praça Catalunha ao monumento Colombo, localizado junto ao porto, é um daqueles passeios inesquecíveis. Ao longo da Ramba encontram-se cafés, restaurantes, livrarias, floriculturas e lojas diversas.  A marca registrada do local, são os artistas de rua – estátuas vivas, pintores e músicos, num espetáculo de cultura enriquecedor.

Museu Picasso

Com obras de Picasso organizadas em ordem cronológica, o museu reúne desde os seus primeiros anos de trabalho até as suas obras finais. A experiência de ver os quadros tornam-se ainda mais interessantes, pois é possível acompanhar o desenvolvido das técnicas do pintor durante toda a sua vida artística. O ponto alto da visita é a série As Meninas, baseada na obra-prima de Diego de Velásquez.

Bairro Gótico


(Foto: Divulgação)

O Bairro Gótico é o mais antigo de Barcelona. Construído sobre a antiga colônia romana, fica próximo à Rambla e ao porto. A melhor forma de conhecê-lo é andar sem destino ( só é possível andar pelas ruas a pé), descobrindo a bela arquitetônica das ruas, com cafés, restaurantes, igrejas e lojas. Aproveite o tour para conhecer a famosa Catedral de Barcelona, o Museu de História da cidade e o Mercado de Santa Catarina.

Casa Mila

Uma das grandes criações do arquiteto Gaudí, o prédio que era chamado de Casa Mila, hoje em dia é conhecido como A Pedreira. Há mais de 100 anos as formas sem ângulos retos e a fachada curva surpreendem. Na década de 80, estava em estado lamentável, até ser adquirido por um banco, que o restaurou e o transformou em um espaço cultural.

Palácio de Música Catalã

Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Palácio é obra do arquiteto Domènech i Montaner. Monumento que representa à música popular e o contexto histórico da Catalunha no início do século XX. O palácio chama a atenção pelas esculturas, colunas e vitrais, que nos mínimos detalhes, compões um deslumbrante cenário da música popular e clássica da cidade.

Museu e Estádio do Barcelona FC


(Foto: Divulgação)

Para os apaixonados por futebol, o museu possui uma coleção de troféus, fotos e até estátuas das maiores estrelas que já jogaram pelo Barcelona. Para visitar o local existem dois tipos de ingressos: um que dá acesso somente ao museu e ao estádio, e um outro, que dá acesso ao museu, ao estádio e também às partes como os vestiários e o lounge VIP. Os ingressos custam em torno de USD 31,67 (R$ 128,00).

Porto de Barcelona


(Foto: Divulgação)

A área do porto fica próxima ao início das Ramblas. Tem restaurantes, bares, e shopping center para aproveitar o dia como um verdadeiro turista. No local também está localizado o Aquário de Barcelona, com peixes de todos os continentes. O visitante pode passa por um túnel de vidro e pode ver os tubarões de pertinho.

Monumento a Cristóvão Colombo


(Foto: Divulgação)

O monumento dedicado ao descobridor Cristóvão Colombo é uma das mais famosas estátuas de Barcelona. Dentro da coluna de ferro existe um elevador onde pode-se conhecer o interior da estátua. Ao todo a estrutura conta com 60 metros de altura e está localizada na Praça do Portal da Paz, ponto de união entre o sul da Rambla, em frente ao Porto de Barcelona.

Gastronomia

Granja Viader: ótima pedida para o café da manhã

A Granja Viader é um dos estabelecimentos mais tradicionais de Barcelona, fundada em 1870 está localizada perto das movimentadas Rambas. Na confeitaria são servidas iguarias derivadas do leite, como queijos frescos (como o tradicional mató), chocolates quentes e muita nata batida. Aproveite para provar a grande variedade de doces, como os típicos “churros” e a famosa crema catalana. Outra pedida a experimentar é o Cacaolat, uma bebida de leite e cacau, receita da Viader criada em 1931 que se tornou popular em toda a região.

Bar Blai 9: experimente as tradicionais tapas!

O Blai 9 é um pequeno bar especializado em tapas. Em Barcelona a cultura do prato não tem a mesma tradição que em outras cidades da Espanha, mas o nível de sabor surpreende, não deixe de experimentar! A faixa de preços é a partir de USD 1 (R$ 4,00), com caprichadas elaborações de sabores que viriam desde frutos do mar, como lula e camarão, a jamon (presunto) e fritada (prato típico da Catalunha). Experimente uma tacinha de Cava (um vinho espumante espanhol similar ao champanhe francês).

Can Culleretes: coelho à paella

Restaurante familiar com 229 anos de história, o Can Culleretes é carregado de personalidade e pratos tradicionais saborosos. Com cardápio rico e variado, é possível encontrar sopas de peixe, pratos à base de bacalhau, e opções massas a carnes como carneiro, porco, javali e coelho à paella. Com tempero caseiro as porções são bem servidas, e a cartela de vinhos variada. Para garantir um bom lugar, a recomendação é chegar cedo.

ELS 4 GATS: alta gastronomia

Restaurante frequentado por artistas ao longo dos tempos, o Els 4 Gats respira história e arte. Picasso costumava se alimentar e curtir seus fins de tarde no bairro Gótico, onde está localizado. O bar retrata todo o requinte da época, aliado à alta gastronomia catalã. A casa trabalha com produtos 100% frescos com opções de café da manhã, lanche, almoço e jantar. Possível encontrar das tracionais tapas à pratos mais elaborados com atum vermelho e caviar de salmão.

Teresa Carles: opção vegetariana

Coma melhor, seja feliz e viva mais. Este é o lema do restaurante especializado em comida vegetariana que tem em seu menu 19 tipos de sucos Detox. Com o conceito de que comida saudável pode ser criativa e saborosa, a casa oferece mix variado de saladas, massas, hambúrgueres e suas especialidades: arroz negro, risotos e berinjelas. Os preços são bem convidativos. Além do restaurante, também é possível comprar produtos na loja tais como vinhos, azeites vinagres e frutas secas.

veja também