Culturalmente, nós cristãos, no natal celebramos o nascimento de Jesus Cristo. A Bíblia nos diz que Ele virá novamente, não mais como um bebê nos braços da virgem, mas sim como o Leão da Tribo de Judá. Num certo dia e hora (que ninguém sabe, a não ser o Pai) determinada ele chegará. Nos últimos anos temos visto sinais que confirmam essa profecia. Terremotos, pestes, fome, aquecimento global, efeito estufa, como verdadeiras dores de parto, os sinais se multiplicam e aumentam. Contudo, se Jesus deixou pistas, e nos advertiu para sermos sóbrios e vigilantes, devemos sim ter a certeza de que, a cada dia que passa, é um a menos para seu retorno, e que este retorno está próximo. Só Deus Pai, exclusivamente, sabe quando será, mas os sinais estão acontecendo e nossa vigilância deve ser constante.
O vigiar não é em relação aos outros, mas a nós mesmos. Vigiar nossos passos, palavras e pensamentos. A prática do Cristianismo é, antes de mais nada uma auto-crítica, um voltar para dentro de si, um sondar mente e coração. O natal é essa lembrança anual de que Ele veio, e virá novamente, mas para celebrar apenas com aqueles que venceram e que possuem o nome inscrito no Livro da vida.
Neste dia viveremos o último natal, será um dia de festa, mas também de pranto, de alegria, mas também de tristeza. Chegará Aquele que fará a festa dos oprimidos, e acabará com a alegria dos opressores, e o mundo pasmo, verá com todos os olhos, celebrando e lamentando, por que Ele veio. Portanto o natal sem Jesus hoje, pode fatalmente representar o natal sem Jesus eternamente. Se você ainda não entregou sua vida completamente a Ele, hoje é tempo de celebrar esse natal. Mais do que comprar, presentes e festas, a maior benção que Deus nos deu foi o Emanuel, o Deus Conosco.
Jamais esqueçamos de renovar em nós os melhores sentimentos, como a paciência, a tolerância, generosidade, solidariedade, fraternidade, gratidão e muito amor. Que este natal te inspire a produzir uma vida abundante em ensino e humildade para o próximo ano, até que Ele venha.
A Deus toda a Glória. Maranata, Senhor Jesus!
Pr . Bruno dos Santos é português, 35 anos, teólogo e professor nas áreas de Novo Testamento e Teologia Sistemática. Escritor e Conferencista nas áreas de liderança e vida cristã. Colunista do Portal Guia-me. Exerce sua atividade pastoral na ONG Conexão Vida, na Zona Leste da Cidade de São Paulo, e é casado com Silvia Regina, tem três filhos: Lucas, Laís e Ana Luiza.