No Brasil cerca de 80% da população tem acesso à Internet e 78% está nas mídias sociais. O brasileiro chega a passar 9h32 on-line todos os dias e a maior parte deste tempo, 4h29, está consumindo conteúdo em vídeo. Não há como ignorar estas informações. O meio digital pode ser um importante meio de comunicação para as igrejas e para o evangelismo, como também para marcas, negócios e empreendedores.
Na Era da informação o nosso desafio é produzir conteúdo relevante alcançando as pessoas certas. Independente se você vai utilizar as redes sociais para dar testemunho, evangelizar, vender um produto ou serviço, há boas práticas que podem te ajudar a ter melhores resultados.
Geralmente os posts que vemos nas redes sociais estão informando, entretendo, inspirando ou ensinando algo. Atuando há quase 16 anos na área de Comunicação (e comunicação ministerial), posso testemunhar que a clareza e veracidade do conteúdo produzido, a linguagem e o formato são importantes considerados por cada pessoa que decide seguir ou não o seu perfil.
E na prática, como começar a postar ou melhorar o trabalho que você faz nas redes sociais?
1) Tenha clareza de qual mensagem pretende passar, qual o seu propósito? Entender por qual motivo está nas redes sociais é o ponto de partida para não se perder pelo caminho.
2) Qual é o seu público ideal? Ou seja, com quem pretende falar? Só assim, saberá qual a melhor linguagem para uma comunicação eficiente.
3) Que tipo de transformação o seu perfil e suas postagens geram na vida das pessoas? Por que o que você vai publicar é importante para alguém?
4) Estude o que outros perfis com propósito semelhante ao seu estão praticando. No marketing chamamos essa prática de benchmarking. Ele nos ajuda a entender o cenário e tomar decisões.
5) Faça um planejamento de conteúdo. Ter a visão do que pretende falar ao longo do mês vai te ajudar a produzir posts mais assertivos, alinhado com o seu propósito.
6) Separe um horário específico da semana para criar suas postagens. Criar uma rotina para escrever, editar e produzir material para as redes sociais vai te tornar mais produtivo. Afinal, quem tem tempo para pensar um post todos os dias?
7) Analise as métricas de cada publicação e as métricas gerais do perfil. Se uma publicação tem pouco alcance, curtidas, comentários e salvamentos, pode ser indício de um conteúdo rejeitado, uma estratégia mal aplicada ou mesmo, falta de alinhamento da visão da comunicação praticada on e off-line.
Elis Amâncio é jornalista cristã, especialista em comunicação digital e mídias sociais, em marketing digital (PUC Minas), mestranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja, Comunicando o Reino e Redes Sociales para la Iglesia, e coautora em outros livros. É membro da Igreja Batista da Lagoinha há 20 anos, casada com Renato Lied, pais da Sarah.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
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