Convido você a voltar a um tema de capital importância, de que já tratamos: a integridade.
Por que desejo voltar a este assunto? Primeiro porque sem integridade você não vai a lugar nenhum em sua vida financeira. A integridade é a base sólida sobre a qual Deus quer que você construa todos os seus ativos financeiros.
Em segundo lugar, porque José, o personagem bíblico cuja vida estamos acompanhando nesta série, é alguém que pode nos ensinar muito sobre isso. Não que ele seja perfeito. Perfeito, só Deus. Mas certamente José pode ensinar a mim e a você lições preciosas que podem tornar-se um marco em sua vida a partir de hoje.
Recordando: desde quando José era adolescente, ele já demonstrava suas características de jovem íntegro. Primeiro, José era trabalhador e ajudava seus irmãos com as tarefas.
Veja o que diz o texto bíblico: Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres de seu pai. E José contava ao seu pai as coisas erradas que os seus irmãos faziam (Gênesis 37.2). Não sei se você notou no finalzinho do texto uma coisa interessante. Lá diz que José contava ao pai as coisas erradas que seus irmãos faziam. Mas José, contrariamente a seus irmãos, era um filho íntegro.
Agora eu pergunto a você: Como está a sua integridade?
Quer ver outra ocasião que revela a integridade de José? Uma vez os seus irmãos estavam cuidando do rebanho do pai e Jacó pediu a José para ver como eles estavam. Qual foi a resposta de José? Sim, senhor (Gênesis 37.13). Eu não sei o que esse “sim senhor” significa para você. Mas para mim significa muito. Na verdade, essa resposta de José é uma das chaves para entender por que Deus o escolheu para ser o grande salvador da humanidade, colocando-o como governador do Egito.
Agora, talvez você diga que até eu poderia fazer o que ele fez. Mas o grande teste veio quando José era administrador de todos os bens de Potifar, o oficial do faraó. A mulher de Potifar tentou convencer José a ter relações com ela. E veja que não foi apenas uma vez. Foram muitas vezes. Mas ele permaneceu firme. Ouça o que ele disse a ela: Como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus? (Gênesis 39.9). Sim, porque qualquer pecado é cometido primeiramente contra Deus. José, porém, mostrou-se fiel em sua integridade e na posição de assumir maiores responsabilidades financeiras.
Essa integridade foi reconhecida pelo próprio faraó quando disse: Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus (Gênesis 41.38).
Conclusão: sua integridade é o que Deus mais deseja de você. Sempre que tomar decisões financeiras, verifique se você não está desprezando sua integridade. Permaneça firme contra as ciladas de seu ego e de Satanás, que quer roubar, matar e destruir sua vida financeira.
Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.