Pare de sentir-se escrava do relógio e aprenda a usar o tempo a seu favor - no trabalho e na vida
Use o seu tempo com inteligência
Faltam apenas dez minutos para acabar o expediente e você tem a sensação que não produziu nada? ''Ao contrário do que se diz, tempo não é só dinheiro: é muito mais que isso. Tempo é vida, e o valor da vida não tem preço'', afirma Jaime Wagner, autor do livro A Arte de Planejar o Tempo (Ed. Literalis, R$ 39).
Para que você não se perca com o correr dos ponteiros, a especialista Manuela Victora, da PowerSelf - Planejamento Pessoal e Gestão do Tempo, de Porto Alegre, selecionou algumas dicas especiais. Confira nos slides a seguir:
1. Atenção
Esteja atenta aos contatos feitos durante o dia e anote as informações relevantes - obtidas ou dadas. Em um caderno, aponte tudo o que aconteceu. Escreva a data na parte de cima de cada nova folha. Assim, você pode recuperar fatos rapidamente.
2. Planejamento
Atitudes para serem feitas todo dia:
Dedique pelo menos dez minutos para fazer uma lista do que quer ou precisa fazer. Valorize cada item (A: urgente, B: importante, C: urgente, mas não importante). Numere os itens de acordo com sua prioridade (A1, A2, B1, B2, C1, C2, C3,...). 3. Reflexão
Pare um dia, durante uma hora, para refletir sobre valores e princípios. Pergunte-se: ''o que eu valorizo?'', ''o que quero para mim?'', ''como chegar lá?''. Descreva cada resposta de forma afirmativa, como se já fizesse tudo o que deveria para ser melhor. Isso nos faz perceber o que realmente importa.
por: Flávia Werlang e Glau Gasparetto