O programa The Love School (A Escola do Amor), transmitido recentemente pela IURD TV e apresentado pelo bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso, contou com a participação especial de Lilian Costa Cardoso e Celso Cardoso, pais do bispo, casados há 43 anos (foto abaixo). O tema do programa foi a sogra.
Eu tive uma sogra muito possessiva, então eu pensava que, quando meus filhos casassem, eu não iria interferir na vida deles. Eu aceitaria minhas noras como filhas, disse Lilian.
Durante a atração, o bispo questionou o pai sobre como ele se equilibrava para agradar à esposa sem desagradar à mãe. Era muito difícil. Porque você não pode agradar a uma sem desagradar à outra. Eu via os defeitos da minha mãe, mas tinha que passar por cima, conta Celso Cardoso.
Muitas coisas eu não contava porque me colocava no lugar dele; ele ficaria numa situação muito difícil. Eu não falava mal da mãe dele para ele não ficar chateado, eu guardava muita coisa. Sofria calada. E isso serviu de exemplo para mim, recorda-se a mãe do bispo.
Dona Lilian conta que, para reverter à situação conflitante com a sogra, decidiu aliar-se a ela. Eu perguntava para ela o que o meu marido gostava de comer e passei a tratá-la muito bem. Quando eu percebi que ela me via como rival, comecei a fazer o jogo dela. Foi muito difícil, mas eu consegui. Com o tempo, ela começou a gostar muito de mim; passou a preferir ficar na minha casa e não na dos outros filhos.
Sem guerra Para o bispo, entrar em guerra com a sogra não é o melhor caminho. "Não tem como fugir da situação. A sogra vai estar ali, então, se você aceita entrar no jogo de rivalidade vai ser uma guerra sem fim. E é uma guerra que você nunca vai conseguir vencer, o filho não vai ver o defeito da mãe. Se você ficar batendo de frente com ela, quem vai perder é você, ressalta.
Cristiane deu um conselho para as sogras: A partir do momento em que seu filho casa, ele está criando a sua própria vida. Agora, ele tem a vida dele, tem que resolver os problemas dele. Se você se intrometer, mesmo querendo ajudar, isso só vai atrapalhar. Mesmo que ele tenha escolhido a pessoa errada, não vai resolver o problema, aliás, até piora. Quanto mais a mãe se intromete, mais o problema cresce. A melhor coisa que você pode fazer é ajudá-lo em oração e estar disponível. Se ele quiser a sua ajuda, seu conselho, ele irá até você.
Em concordância com a esposa, o bispo fez o seguinte comentário: Quanto mais espaço a mãe der para o filho e a sogra para a nora, melhor. Porque os dois têm que explorar as suas próprias dificuldades e vencer suas lutas. Se houver uma busca de conselhos, você deve estar disponível, se não, fique afastado deixando espaço para que eles tenham a liberdade de tomar as próprias decisões. Isso tem que ser feito para que o casamento deles seja solidificado.
O apresentador também aproveitou a oportunidade para aconselhar os filhos. Você, que é apegado ao pai e à mãe e por causa disso traz problemas para o seu casamento, tem que saber que não pode mais ficar nesta ligação. Você tem que colocar sua esposa em primeiro lugar e não a sua mãe. Você tem que fazer isso para o bem do seu próprio casamento.
Quer saber mais sobre o que foi falado durante o programa? Então, assista "The Love School" na íntegra: