Dina Katanacho é líder da equipe da Sociedade Bíblica na região da Galiléia, em Israel. O grupo está trabalhando em meio a guerra para transformar o cenário em uma oportunidade de compartilhar o amor de Deus.
Segundo a Sociedade Bíblica, a comunidade árabe-israelense enfrenta tensões significativas por estarem situados em uma área dividida em conflito.
Dina está distribuindo Bíblias para essa população que se identifica tanto com israelita como com palestina.
“Quando a guerra começou, as pessoas ficaram em estado de choque, permanecendo em casa. Carregando a dor de ambas as pessoas, como organização, pensamos em como responder”, disse Dina à Sociedade Bíblica.
Na segunda semana do conflito de Israel contra o grupo terrorista Hamas, Dina e sua equipe estavam preparados para iniciar as atividades ministeriais nas comunidades que estão acostumados a servir.
“Nosso objetivo é construir uma comunidade de perdoadores e pacificadores. Ponderamos como Deus responderia se estivesse presente, procurando combater as trevas através dos princípios do Reino de Deus”, afirmou ela.
E continuou: “Como cristãos, nossa lealdade é para com Cristo, o príncipe da paz. Nós nos esforçamos para ser pró-Cristo de todas as maneiras possíveis”.
A partir da distribuição de Bíblias, os cristãos ministram sobre cura, reconciliação, amor e esperança. A equipe elaborou três estratégicas para o seu ministério na comunidade.
Através da mídia
A equipe de Dina usa as redes sociais para compartilhar uma série de vídeos chamados 'Devocional Bíblico para Jovens', que incentiva a busca pela Palavra de Deus em tempos de guerra.
Eles também estão produzindo louvores para o YouTube, que irão renovar o foco espiritual das pessoas.
O grupo está desenvolvendo um site para um projeto bíblico para crianças chamado “O Rei da Paz” e “Seus Jovens Seguidores”. Quando estiver pronto, oferecerá atividades para as crianças aprenderem sobre a reconciliação bíblica, nutrindo uma geração de pacificadores.
Através da distribuição de Bíblias
De acordo com a Sociedade Bíblica, Dina e sua equipe estão distribuindo materiais cristãos infantis em igrejas e escolas. O objetivo é para que os professores possam promover uma cultura de paz nas aulas de educação religiosa.
Além disso, a equipe trabalha com as famílias por meio de uma revista desenvolvida pela Sociedade Bíblica, que revela que Deus está sempre perto de seu povo para apoiá-lo e encorajá-lo em todas as situações, especialmente durante tempos de guerra.
No seu ministério de mulheres, eles estão produzindo um material chamado “O Dom da Sabedoria”, para ajudar os leitores a lidar com a ansiedade.
Através do envolvimento bíblico
Nesta etapa, as pessoas se reúnem para compartilhar como estão se sentindo a partir de um programa de cura de traumas.
A ação está alcançando dois grupos de estudantes no norte e no centro da Galileia.
Nas escolas, um programa anti-bullying utiliza a Bíblia para dar aos alunos uma alternativa à violência e à guerra.