O simples fato de acreditar em Jesus, no México, pode fazer com que as pessoas sejam punidas e até expulsas de suas comunidades tribais.
Por deixar de seguir algumas tradições e costumes, muitos são excluídos da sociedade. Conforme a Portas Abertas, no dia 25 de maio, cinco famílias foram intimadas a pagar uma taxa de mais de mil dólares cada uma.
Se eles não pagarem o valor exigido podem ser expulsos. O prazo para a realização do pagamento é de até dois meses. A situação ficou complicada pois antes da extorsão suas terras e colheitas foram tomadas.
‘Muitos cristãos deixaram a região por causa da violência’
A organização conta que, desde janeiro deste ano, ao menos 10 famílias cristãs foram privadas do acesso à água potável e eletricidade na comunidade de San Isidro.
Muitos cristãos deixaram a região por causa da violência física, dos roubos nas colheitas e ameaças de expulsar as crianças da escola.
O México ocupa o 38º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2023, onde aqueles que seguem a Cristo enfrentam a corrupção, o crime organizado e a intolerância secular.