Jovens evangelizam no vestibular da UFRGS e oram com pais: “O impacto foi grande”

Integrantes do grupo universitário REDE distribuíram água, canetas e Bíblias, e ofereceram oração aos candidatos.

Fonte: Guiame, Cássia KiefferAtualizado: terça-feira, 3 de dezembro de 2024 às 12:09
O grupo universitário REDE distribuíram água, canetas e Bíblias. (Foto: REDE).
O grupo universitário REDE distribuíram água, canetas e Bíblias. (Foto: REDE).

Um grupo de jovens cristãos evangelizou durante o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no último final de semana, em Porto Alegre.

Estudantes da UFRGS que fazem parte do grupo REDE (Reunião de Evangelismo e Desenvolvimento Espiritual) levaram apoio espiritual e suporte aos vestibulandos que concorreram às 4.023 vagas em 97 cursos da faculdade.

O grupo teve o apoio de igrejas locais, a Batista Brasa e o ministério jovem da Batista Mont'serrat, que se dividiram para pregar o amor de Deus no campus do Centro e no campus do Vale da universidade, no sábado (30).

“A ideia foi realizar atos de caridade cristã, ou seja, ajudar o pessoal a chegar nas suas salas de prova, entregar água, caneta e oração”, explicou Bruno Franzoso, um dos líderes da REDE, em entrevista ao Guiame.

Segundo o estudante de História, os vestibulandos tiveram dificuldade em achar seu local de prova no imenso campus da UFRGS.

“No Vale não tinha nenhuma indicação de onde eram as salas das provas, então quem fez o trabalho de ajudar os vestibulandos a chegar nos seus locais de prova, em grande medida, foi a gente”, disse Bruno.

“Por exemplo, estávamos em frente ao prédio de Letras e chegava um vestibulando dizendo que sua prova era no prédio da Biociências, ou seja, do outro lado do campus, então fazíamos questão de levar ele até a sala”.

Apenas em um dos campus, os jovens cristãos entregaram cerca de 100 garrafas de água e mais de 100 canetas para os candidatos. 

Eles também distribuíram Bíblias e um folheto com o mapa da UFRGS, versículos bíblicos e informações sobre o REDE.


O grupo universitário REDE distribuíram água, canetas e Bíblias. (Foto: REDE).

Levando a paz de Jesus a candidatos ansiosos

Além disso, o grupo deu apoio emocional e orou por vestibulandos que estavam muito nervosos com a prova.

“Muita gente chegava no campus chorando, e a gente acalmava, fazendo uma oração, conversando. O impacto foi grande”, testemunhou Bruno.

Uma jovem do Paraná, que viajou para prestar vestibular na UFRGS, compartilhou no Instagram que a ação dos universitários da REDE lhe ajudou no momento de tensão.

“Eu estava ontem no portão da prova da UFRGS e uma moça chegou. Ela perguntou se eu gostaria de uma oração e eu aceitei, estava muito nervosa enquanto esperava no portão”, contou ela.

E acrescentou: “Ela orou por mim e disse que tudo daria certo, e aquilo me acalmou, até chorei. Passados alguns minutos, ela voltou e perguntou se eu não gostaria de uma Bíblia. Ela foi um anjinho enviado por Deus para me acalmar naquele momento. Sou muito grata por isso”.

Oração com pais de vestibulandos

Após o início das provas, o grupo fez uma roda de oração com pais de vestibulandos, que aguardavam os filhos no pátio. Muitas pessoas participaram do momento de fé. “Houve ampla aceitação”, comentou Bruno.


Os cristãos oraram junto com pais de vestibulandos. (Foto: REDE).

Desde 2023, o REDE está pregando o amor de Deus através de ações evangelísticas na UFRGS.

O grupo é formado por estudantes da universidade gaúcha, que se reúnem para compartilhar os desafios da faculdade, se apoiar e crescer na fé.

O projeto promove encontros presenciais em dois campus da universidade e também online.

“Nossos encontros duram 40 minutos e começamos com oração, depois louvor, um momento que abrimos para falar dos desafios e medos, pedir oração ou dar testemunho, depois meditação e oração final”, comentou Gabriela, a fundadora do REDE, em entrevista anterior ao Guiame.

O grupo que iniciou com seis jovens, hoje, já conta com mais de 70 estudantes de diversos cursos e campus da UFRGS.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições