Organização cristã lança campanha para ajudar crianças do Haiti

Organização cristã lança campanha para ajudar crianças do Haiti

Fonte: Atualizado: terça-feira, 1 de abril de 2014 às 03:49

Haiti é o país mais pobre do continente, e não foi à toa que ganhou o primeiro lugar nesta categoria. Seus problemas são de todo tipo e afetam principalmente as crianças, que constituem quase a metade de seus 9,5 milhões de habitantes.

E, se historicamente o panorama no Haiti já era extremamente sem esperança, hoje o caos social é simplesmente indescritível, e porque não dizer, descomunal. Calcula-se que cerca de 2 milhões de crianças foram afetadas de alguma forma pelo terremoto que ocorreu no dia 12 de janeiro.

É por isso que Viva quer realizar ações integrais para melhorar as condições da infância dessa nação. Viva da América Latina e Caribe é uma organização cristã sem fins lucrativos, com mais de 12 anos de trabalho em prol da infância. Está presente em mais de 30 países da África, Europa, Ásia, América Latina, Caribe e Estados Unidos. Tem papel consultivo no Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU. Sua sede regional para América Latina está localizada em San Pedro de Montes de Oca, San José, Costa Rica.

A comunidade internacional se solidarizou com o povo do Haiti nesse momento de emergência. Mas o que vai acontecer depois que a atenção e a ajuda humanitária diminuírem ou quando os holofotes se apagarem e o Haiti deixar de ser notícia? Que ações precisam ser realizadas para ajudar as crianças a superarem seus traumas emocionais e físicos para que ocorram mudanças a longo prazo? O Haiti precisa muito mais do que um assistencialismo imediato, precisa de esforços que deixem sua marca, que transformem vidas e que gerem mudanças na sua história e reconstrução social.

Campanha em prol das crianças do Haiti

"Estou presente no Haiti" é uma campanha de arrecadação de fundos, organizada pela Viva, cujo objetivo principal é contribuir com a reconstrução de uma sociedade mais justa e amiga das crianças vítimas do terremoto. Esta iniciativa reúne uma série de planos e programas práticos e com eficácia comprovada, para cuidar e promover o bem-estar integral das crianças que por causa do terremoto perderam seus lares, seus familiares, ou pior ainda, ficaram órfãos.

Com a sua doação de US$ 10.00 será possível a implementação de projetos sociais cujo objetivo final é contribuir para a reconstrução de uma sociedade haitiana onde os direitos da infância são respeitados. Visto que em pleno século XXI, crianças sofrem em condições de escravidão, fome, falta de acesso à água, educação e saúde, entre outras condições de desrespeito a seus direitos básicos.

As ações de Viva vão ser concentradas na criação de oportunidades concretas de desenvolvimento integral para a infância haitiana e suas famílias, através de projetos sociais e de um efetivo trabalho em rede que envolva igrejas, organizações e pessoas chave que já trabalhem com a infância, por meio de capacitação de líderes, pais de familia e mesmo das crianças. A capacitação local, a orientação para formação de microempresas e promoção de comunidades amigas da infância, são objetivos importantes do nosso trabalho.

Através desta campanha, todos poderemos "Estar presentes no Haiti" e sermos parte da transformação de pequenas, mas valiosas vidas.

Para mais informações ligue para Catiuska Pérez no telefone (506) 2280-4400 Ext. 109 ou pela internet (cperez@redviva.org; www.viva.org )

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições